Partidos de Esquerda cooperam

Apelo Comum

Os partidos de esquerda da União Europeia decidiram lançar um apelo comum para as eleições para o Parlamento Europeu, que terão lugar no próximo dia 7 de Junho.

Reunião em Lisboa assinala agravamento da crise do capitalismo

A convite do Partido Comunista Português, representantes de Partidos de Esquerda de países da União Europeia reuniram-se em Lisboa, no passado sábado, 14, tendo em vista as eleições de Junho para o Parlamento Europeu, que «se realizarão num quadro de profunda crise do capitalismo, de agravamento da situação social e de grandes desafios para as forças do progresso social e para todos quantos prosseguem a luta contra a União Europeia do grande capital e por uma outra Europa de progresso, paz e cooperação», afirma a nota do Gabinete de Imprensa do PCP, divulgada no domingo.
Na reunião, «os participantes expressaram a sua solidariedade com as lutas dos trabalhadores e diferentes camadas sociais que se desenvolvem em todo o continente europeu, tendo particularmente sublinhado a importância de combater as perigosas opções militaristas da União Europeia e da NATO, nomeadamente no quadro da passagem dos 60 anos desta Organização».
O PCP salienta ainda que, no encontro, «foi confirmada a vontade de prosseguir e aprofundar a sua cooperação, nomeadamente no Grupo da Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica do Parlamento Europeu, e acordado elaborar um Apelo Comum para as Eleições para o Parlamento Europeu que será tornado público numa próxima reunião em Chipre, a convite do Partido Progressista do Povo Trabalhador do Chipre (AKEL).»

Partidos participantes

Na reunião participaram os seguintes partidos: Partido Comunista Alemão, A Esquerda (Alemanha), Partido Progressista do Povo Trabalhador, AKEL (Chipre), Partido Comunista de Espanha, Esquerda Unida de Espanha, Partido dos Comunistas da Catalunha, Partido Comunista Francês, Partido Comunista Britânico, Partido Comunista da Grécia, Partido dos Comunistas Italianos, Partido Comunista Luxemburguês, Partido Comunista Português.


Mais artigos de: Europa

Protestos crescem em Itália

À medida que a crise económica e social se agrava, cresce a contestação social às políticas de direita do governo de Silvio Berlusconi.

Patronato reduz salários na Grã-Bretanha

O patronato britânico está a aproveitar o aprofundamento da crise económica e o disparo do desemprego para reduzir os salários dos trabalhadores. No dia 6 de Fevereiro, a conhecida empresa de serviços profissionais (auditorias, consultadorias) KPMG, anunciou que 69 por cento dos seus trabalhadores teriam«optado» por...

Apoiar desempregados

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu apresentaram, dia 12, um conjunto de propostas que visam reforçar o envelope financeiro do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEAG) e agilizar os seus critérios de aplicação, de modo a permitir que um número maior de trabalhadores desempregados possa beneficiar das...

Quotas de caça

A polícia espanhola confirmou a existência de ordens superiores fixando objectivos para a detenção de estrangeiros no país, revelação que suscitou o veemente protesto das associações de defesa dos imigrantes. A polémica foi despertada no início da semana, após divulgação pela televisão pública de uma ordem interna...

Um novo tempo!

Confrontado com a agudização da crise do capitalismo e com a incapacidade do sistema em lhe dar solução, o grande capital lança-se numa autêntica fuga para a frente, em que a sua ofensiva no campo da luta das ideias assume um papel crucial.De forma sistemática, procuram impedir qualquer interpretação da realidade que...