Comício em Odivelas

Confiança na luta

Inserido na campanha nacional «Sim, é possível uma vida melhor!», realizou-se, no dia 24, um comício em Odivelas que contou com a presença do Secretário -geral do PCP.

Por pouco a CDU não conquistou a maioria na Câmara em 2005

Dezenas de pessoas encheram, no sábado, o Pavilhão Polivalente de Odivelas para participar no comício do PCP promovido pela Comissão Concelhia local. Intervindo no encerramento, Jerónimo de Sousa lembrou que o Governo do PS tem «praticamente concluídos quatro anos do seu mandato» e que, em jeito de balanço, o que tem para apresentar é «um País mais pobre, mais endividado e mais distante dos níveis de desenvolvimento médio dos outros países da União Europeia». Ou seja, acrescentou, um País a «ficar mais para trás, no plano económico e no plano social, e a braços com uma grave crise e com os mesmos problemas, alguns agravados, que o País tinha antes do início deste Governo».
Em seguida, o Secretário-geral do PCP acusou o Governo de tentar esconder «a todo o custo» a verdadeira situação do País, tendo andado «meses a fio» a desmentir o que todos já sabiam – que o País «em recuperação e resistente à crise só existia na rábula propagandística deste Governo». Agora, face à realidade, o executivo «desculpa-se com a crise internacional com o objectivo de prosseguir e salvar a sua ruinosa política».
Jerónimo de Sousa chamou ainda a atenção para o facto de «esse mesmo José Sócrates e esse mesmo PS» que ainda há pouco realçavam a necessidade de o País «acertar o passo» com a globalização capitalista são os mesmo que, agora, «tentam alijar responsabilidades das políticas que escancararam as portas às práticas especulativas do grande capital financeiro e às políticas monetaristas de redução das despesas públicas».
Dizem-se, agora, contra os off-shores, mas não intervêm contra o off-shore da Madeira – só quando «toda a gente estiver de acordo com o desmantelamento dos outros em todo o mundo». Ou seja, sublinhou o dirigente comunista, «podemos todos esperar sentados pela audaz iniciativa do PS contra os off-shores». «Quem pode acreditar nas promessas de mudança à esquerda de uma força política que ainda esta semana reconfirmou as alterações ao Código de Trabalho?»
Na opinião de Jerónimo de Sousa, com a luta dos trabalhadores e das populações, com o reforço do PCP e, nos combates eleitorais deste ano, com o reforço da CDU, «tudo faremos para conseguir a mudança de rumo necessária e concretizar o objectivo de uma vida melhor para os portugueses».

CDU é a alternativa

Antes de Jerónimo de Sousa, já Ilídio Ferreira, da Comissão Concelhia de Odivelas, tinha denunciado a degradação das condições de vida no concelho de Odivelas. Para a qual tem contribuído, afirmou o vereador comunista, a gestão PS e PSD na autarquia.
As taxas municipais «aumentaram assustadoramente» e o IMI passou a ser cobrado pela taxa máxima, revelou Ilídio Ferreira. Que garantiu que estas medidas foram aprovadas com a oposição da CDU, que sempre propôs o abaixamento das taxas «para não sobrecarregar ainda mais o já elevado custo de vida».
Salientando que a população de Odivelas tem crescido muito, o vereador comunista acusou a autarquia de receber as receitas do urbanismo não investindo nas infra-estruturas exigidas por esse aumento. No que diz respeito à saúde, os centros de saúde são os mesmos que existiam há 10 anos, «mas hoje há mais utentes, os serviços são piores, os médicos vão-se embora ou reformam-se, e não são substituídos».
Ilídio Ferreira lembrou a oposição «firme e construtiva» levada a cabo pelos quatro vereadores da CDU e considerou as juntas de freguesia de maioria CDU a «mais-valia do concelho». E apelou aos militantes e simpatizantes do Partido para que se empenhem nas três eleições que se realizam este ano.
Bruno Martins, da JCP, denunciou a situação difícil em que vivem os jovens portugueses, atingidos pelo desemprego e pela precariedade. No que se refere à situação dos bolseiros de investigação científica, o jovem comunista realçou que o PCP apresentou uma proposta de alteração ao estatuto do bolseiro, «no qual se consagravam direitos fundamentais», mas a maioria PS chumbou.
A situação no concelho não é melhor, salientou Bruno Martins, que acusou a autarquia de não ter uma orientação estratégica para a juventude.


Mais artigos de: PCP

Combater a privatização

A privatização da ANA, a acontecer, seria um crime económico, afirmou a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, que defende a continuação da gestão pública do aeroporto do Porto.

Barreiro

Jerónimo de Sousa esteve anteontem no Barreiro a contactar com os trabalhadores da EMEF. A acção, inserida no âmbito da campanha «Sim, é possível uma vida melhor», serviu para prestar a solidariedade do PCP aos trabalhadores e à sua luta. Em seguida, o Secretário-geral do PCP almoçou com representantes de estruturas...

Campanha arranca em Aveiro

O PCP lançou, no dia 22, no distrito de Aveiro, a campanha nacional «Sim, é possível uma vida melhor!». A primeira iniciativa ocorreu nas ruas de Espinho e constou de uma acção de contacto com a população. Presentes estiveram Carlos Gonçalves, da Comissão Política, e Ilda Figueiredo, membro do Comité Central e deputada...

Comunistas solidários

Ilda Figueiredo, deputada do PCP no Parlamento Europeu e primeira candidata da CDU às eleições europeias de Junho, encontrou-se com os trabalhadores da Subercor, que se encontram em greve por tempo indeterminado desde o dia 21. Os grevistas, na sua maioria mulheres, exigem o pagamento dos salários e subsídios, em atraso...

<i>Sonae</i> falta à palavra

A Comissão Concelhia de Paredes do PCP denunciou, em comunicado emitido no dia 21, a intenção de levar por diante um despedimento colectivo de 42 trabalhadores na Movelpartes, uma empresa do grupo Sonae. Estes trabalhadores foram notificados da decisão no dia 16, tendo-lhes sido dada como razão a alegada falta de...

Obra-prima de Aquilino lançada em Viseu

Com o salão do Solar do Vinho do Dão, em Viseu, completamente cheio de um público interessado e atento, efectuou-se no passado dia 16, por iniciativa da organização local do PCP, uma sessão de lançamento do romance de Aquilino Ribeiro, Quando os Lobos Uivam, publicado pelas Edições Avante!, com prefácio de Álvaro Cunhal...

Sobre a situação na Câmara de Sines

A decisão, anunciada pelo Presidente da Câmara Municipal de Sines, de se demitir do PCP, culmina um processo de repetidos gestos e decisões contrários ao projecto da CDU e de injustificada aproximação a objectivos e propósitos da política do Governo PS para a região e para o País.A retirada da Vice-Presidência, dos...