Privados ganham com educação dos portugueses

Governo arruína ensino superior

Em mais uma ofensiva contra o ensino superior público, foi consumada, a passagem da Universidade de Aveiro (UAv) a Fundação. Medida que demonstra o «cariz antidemocrático» da implementação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJEIS), aprovado contra a vontade de universidades, professores e alunos.
«As fundações previstas no RJIES são entidades públicas de direito privado, ou seja, passamos a ter uma UAv no qual o Estado investe e os interesses privados gerem e dirigem», acusa, em nota de imprensa, a JCP, dando conta do «fim» da participação democrática nos órgãos de gestão.
Exemplo de toda esta situação é a Universidade de Coimbra (UC), onde, recentemente, um banqueiro (Artur Santos Silva, presidente do conselho de administração do Grupo BPI) foi eleito presidente do órgão máximo (Conselho Geral) da UC.
«Repudiamos o processo de transformação da UAv em Fundação e o que ele significa de facto – a subordinação da gestão da UAv a interesses privados e, no quadro nacional, a privatização do ensino superior, que significará um aumento dos já altíssimos custos para os estudantes e suas famílias», afirmam os jovens comunistas de Aveiro.

Serventia ao capital

«A retirada de estudantes dos órgãos e a entrada destas “entidades externas” revela claramente as intenções do Governo para o ensino superior em Portugal, que este perca a sua função social e esteja ao serviço dos grandes grupos económicos, que passam a ter intervenção directa na sua definição, objectivos e métodos», denuncia, por outro lado, também em nota de imprensa, o Secretariado da Direcção Central do Ensino Superior da JCP.
«A serventia do Governo ao capital é tanta que o ministro Mariano Gago chegou mesmo a participar numa reunião da Assembleia Estatutária do ISCTE para persuadir à aprovação da passagem do ISCTE a Fundação. O próprio Orçamento de Estado para 2009 mostra a chantagem escandalosa do Governo perante as instituições que ainda resistem à mudança de modelo, favorecendo as que optaram por passar a Fundação», acrescentam os jovens comunistas.


Mais artigos de: Nacional

Crescer e lutar por Abril!

A Organização Regional de Leiria da JCP realizou, sábado, na Marinha Grande, o seu VI Encontro Regional. Num momento de grande afirmação, os jovens comunistas fizeram o balanço do trabalho realizado e traçaram as principais linhas políticas para o futuro.

CDU é alternativa para Lisboa

Passados 17 meses de mandato, o PS continua a não corresponder às expectativas que criou e não resolveu os maiores problemas dos lisboetas.

Protestos em todo o País

Com o objectivo de alertar os órgãos de soberania e a opinião pública para a actual situação, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e associados regionais promoveu, entre os dias 19 e 23 de Janeiro, uma «Jornada Regionalizada de Reclamação».

Negócio «escandaloso» em Odivelas

A Câmara de Odivelas aprovou a construção de uma escola e de um pavilhão, através de uma parceria público-privada, que vai custar cerca de 60 milhões de euros, cinco vezes mais do que o preço que a autarquia indicou para o concurso. Este valor, segundo os vereadores da CDU, que votaram contra a proposta, será pago ao...

Investimentos no Seixal

O Governo declarou, na passada semana, «imprescindível utilidade pública» a construção da via alternativa à EN10, no Seixal. A Câmara Municipal pretende executar a obra de implementação da via alternativa à EN10 e seu nó de ligação à EN10, tendo solicitado para o efeito o abate de 101 sobreiros adultos e de 124 sobreiros...

MUSP exige mais investimentos

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) manifestou, mais uma vez, em nota de imprensa, o seu «desagrado» e «preocupação» face aos muitos cortes ou interrupções de energia, quer ao nível de iluminação quer ao do fornecimento domiciliário, «situações que acarretam prejuízos e incómodos de diversa ordem, cujas...

Ilda Figueiredo candidata ao PE

A CDU apresenta, hoje, quinta-feira, às 18 horas, no Hotel Altis, em Lisboa, Ilda Figueiredo, como a primeira candidata às eleições do Parlamento Europeu (PE). Esta iniciativa irá contar com a presença de João Geraldes (vice-presidente da Intervenção Democrática), Cláudia Madeira (dirigente do Partido Ecologista «Os...