VI Encontro Regional de Leiria da JCP

Crescer e lutar por Abril!

A Organização Regional de Leiria da JCP realizou, sábado, na Marinha Grande, o seu VI Encontro Regional. Num momento de grande afirmação, os jovens comunistas fizeram o balanço do trabalho realizado e traçaram as principais linhas políticas para o futuro.

A luta é a única fer­ra­menta capaz de trans­formar a so­ci­e­dade

Com lema «Com a JCP avançar – Crescer e lutar por Abril», esta iniciativa - que contou com a presença de Filipe Rodrigues, da Direcção Regional e do Comité Central do PCP - não foi um «encontro fechado», antes «um espaço aberto à participação da juventude».
«Cabe-nos a nós levar as conclusões deste Encontro ao maior número de jovens que conseguirmos, para que todo este trabalho, esta discussão, tenha continuidade», acentuam, em nota ao Avante!, os jovens comunistas de Leiria, que abordaram várias temáticas, com destaque para «a educação» e «as questões laborais precárias».
«Este Governo, que segue a linha das políticas de direita dos anteriores, não serve os interesses, anseios e aspirações dos jovens. A educação deixou de ser um direito e tornou-se o grande negócio do século. Privatizam-se bares, cantinas, refeitórios e papelarias, sempre na perspectiva de obtenção do maior número de lucros possível», denuncia a JCP, acrescentando: «Quem quer prosseguir os estudos larga grandes quantias de dinheiro, quem não o pode fazer é atirado para o mercado de trabalho como mão-de-obra barata e fácil de explorar».
Na ocasião, com o objectivo de contribuir e enriquecer a discussão, muitos jovens intervieram no debate, dando conta das suas experiências, na sua escola ou no seu local de trabalho. «Quando chegamos ao mercado de trabalho depara-mo-nos com uma realidade insustentável, sem direitos, vemos o nosso futuro desde cedo hipotecado», denunciaram.
Entretanto, no decurso dos trabalhos, foi aprovado, por unanimidade, o Projecto de Resolução Política, «uma valiosa ferramenta de trabalho» para os próximos anos. Foram igualmente aprovadas, também por unanimidade, duas moções, uma «em solidariedade com o povo palestiniano», «condenando os violentos ataques levados a cabo pelo Estado israelita, com o apoio das grandes potências», e outra «valorizando e saudando todos os jovens que estiveram na rua, lutando contra estas gravosas políticas, protagonizadas pelo Governo PS».
Foi ainda eleita a Comissão Regional de Leiria da JCP. «Aqui não há lugar para corridas ao lugar de presidente. O que aqui assistimos é ao culminar de um enorme processo de auscultação. De há dois anos para cá iniciámos a consulta dos colectivos e dos camaradas. Todos contribuíram para um levantamento alargado de nomes. Coube à Comissão Regional cessante construir a proposta que aqui foi apresentada e votada», acentuou-se, prometendo, para o futuro, «colectivos fortes, activos e dinâmicos».
No final desta grande iniciativa, que se realizou no Auditório do Museu do Vidro, os jovens comunistas saíram «mais bem preparados para a luta e para o trabalho de consciencialização». «A actividade aqui traçada, os objectivos e linhas de trabalho delineadas, esbatem-se num espaço central, a consciencialização dos jovens para a luta. A luta é a única ferramenta capaz de transformar a sociedade», concluiu-se.


Mais artigos de: Nacional

CDU é alternativa para Lisboa

Passados 17 meses de mandato, o PS continua a não corresponder às expectativas que criou e não resolveu os maiores problemas dos lisboetas.

Protestos em todo o País

Com o objectivo de alertar os órgãos de soberania e a opinião pública para a actual situação, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e associados regionais promoveu, entre os dias 19 e 23 de Janeiro, uma «Jornada Regionalizada de Reclamação».

Negócio «escandaloso» em Odivelas

A Câmara de Odivelas aprovou a construção de uma escola e de um pavilhão, através de uma parceria público-privada, que vai custar cerca de 60 milhões de euros, cinco vezes mais do que o preço que a autarquia indicou para o concurso. Este valor, segundo os vereadores da CDU, que votaram contra a proposta, será pago ao...

Governo arruína ensino superior

Em mais uma ofensiva contra o ensino superior público, foi consumada, a passagem da Universidade de Aveiro (UAv) a Fundação. Medida que demonstra o «cariz antidemocrático» da implementação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJEIS), aprovado contra a vontade de universidades, professores e alunos. «As...

Investimentos no Seixal

O Governo declarou, na passada semana, «imprescindível utilidade pública» a construção da via alternativa à EN10, no Seixal. A Câmara Municipal pretende executar a obra de implementação da via alternativa à EN10 e seu nó de ligação à EN10, tendo solicitado para o efeito o abate de 101 sobreiros adultos e de 124 sobreiros...

MUSP exige mais investimentos

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) manifestou, mais uma vez, em nota de imprensa, o seu «desagrado» e «preocupação» face aos muitos cortes ou interrupções de energia, quer ao nível de iluminação quer ao do fornecimento domiciliário, «situações que acarretam prejuízos e incómodos de diversa ordem, cujas...

Ilda Figueiredo candidata ao PE

A CDU apresenta, hoje, quinta-feira, às 18 horas, no Hotel Altis, em Lisboa, Ilda Figueiredo, como a primeira candidata às eleições do Parlamento Europeu (PE). Esta iniciativa irá contar com a presença de João Geraldes (vice-presidente da Intervenção Democrática), Cláudia Madeira (dirigente do Partido Ecologista «Os...