PCP preocupado com RTP/Açores

Ataque à «democracia»

Os comunistas dos Açores alertaram, domingo, para o facto de «a qualidade da democracia e a dignidade dos profissionais» da televisão pública do arquipélago «sofreram graves atentados», acusando o Governo Regional de «tentar alterar os alinhamentos e conteúdos noticiosos».

Sinais evidentes das dificuldades dos trabalhadores açorianos

«A qualidade da democracia açoriana e a dignidade dos profissionais da RTP/Açores sofreram graves atentados com a interferência do Governo Regional, quer pelos gabinetes de alguns secretários regionais quer pela agência de informação do Governo junto dos profissionais de informação com o objectivo de alteração de alinhamentos e conteúdos noticiosos», denunciou, em conferência de imprensa, Aníbal Píres, coordenadora regional do PCP.
Sem precisar casos concretos, o dirigente comunista manifestou, entretanto, «preocupação» pela situação actual da RTP/Açores, cujos «sinais mais evidentes se traduzem na demissão de alguns jornalistas dos cargos para que tinham sido nomeados».
Após um encontro com os jornalistas, para dar conta das conclusões da reunião de sábado da Direcção Regional do PCP, Aníbal Pires adiantou ainda que o Partido está disponível para reunir com a Subcomissão de Trabalhadores e outros órgãos representativos dos funcionários da RTP/Açores.
O responsável comunista considerou ainda que a crise económica «não é imaginação como recentemente afirmou o presidente do Governo Regional», apontando «o aumento da precariedade laboral, diminuição do rendimento, salários em atraso ou o não pagamento de subsídios de Natal» como sinais «evidentes das dificuldades» dos trabalhadores açorianos.
Foi, entretanto, anunciado a realização, em Ponta Delgada, nos dias 27 e 28 de Novembro, do IX Congresso Regional do PCP.


Mais artigos de: Nacional

Estado despreza mais novos

A JCP considera que o Projecto de Lei que visa a criação dos Conselhos Municipais da Juventude representa uma tentativa de desresponsabilização do Estado e do Instituto Português da Juventude perante o movimento associativo, passando essa responsabilidade para as autarquias.

<i>Can you, president Obama?</i>

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) não deixou passar em claro a tomada de posse do novo presidente dos EUA, Barack Obama, confrontando a nova administração com a situação que se vive na Palestina. Anteontem, foram colocadas duas faixas junto à embaixada daquele país em Lisboa. Juntas, deixavam uma...

Reabilitação do Barreiro Antigo

A Câmara do Barreiro aprovou a criação do Conselho para a Reabilitação e Desenvolvimento do Barreiro Antigo (CRDBA) que tem como objectivo ser uma instância de participação, consulta e acção estratégica para a zona em causa. O CRBA vai intervir em matérias relacionadas com a reabilitação, o desenvolvimento social,...

Trapalhadas em Almeirim

O Partido Ecologista «Os Verdes» contestou a aprovação, em Conselho de Ministros, da suspensão parcial do Plano Director Municipal de Almeirim por três anos para permitir a construção do Estabelecimento Prisional do Vale do Tejo. Em comunicado, os ecologistas afirmam que a resolução «é a prova cabal das trapalhadas e das...

Novo hospital em Alhos Vedros

No passado dia 11 de Janeiro tomaram posse os órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros para o triénio 2009/2011. A cerimónia decorreu na presença de uma centena de pessoas, entre as quais representantes da Assembleia e Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Assembleia e Câmara da Moita, o representante...

Combater a ineficácia e a propaganda do PS

Em Lisboa não há plano estratégico para a cidade e a prometida revisão e actualização do PDM (Plano Director Municipal) também não aparece.Nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2009 não há orientações para uma governação do município. Há propaganda e propostas que não vão ser realizadas em 2009.Em 2007 e 2008 era...

Com a Palestina

«As bombas deixaram de cair, mas a paz não chegou ao Médio Oriente», alertam as organizações promotoras da manifestação que vai ter lugar em Lisboa, no próximo sábado, com concentração no Largo de Camões, a partir das 15 horas.