Coimbra

Motoristas de mercadorias reúnem

Realizou-se, no dia 27 de Dezembro, a já tradicional reunião/convívio de motoristas de mercadorias do PCP do distrito de Coimbra, que permitiu mais uma vez a discussão das condições de trabalho neste sector. Entre elas, os baixos salários; as formas ilegais de pagamento ao Km e ao frete, entre outras; a cada vez maior permanência no estrangeiro (chegando a atingir entre 15 dias e 3 semanas), sem qualquer remuneração adicional para além da cláusula 74 que alguns patrões não cumprem.
Foi ainda constatado o aumento da pressão e perseguição junto de trabalhadores para o desempenho de tarefas que não lhes cabem e o não cumprimento das regras de descanso de condução, ao mesmo tempo que aumentam os processos disciplinares com vista a descartar trabalhadores sem pagamento dos respectivos direitos.
O Governo, porém, em vez de fazer cumprir a lei, prepara-se para promover leis próprias para o sector, como a que pretende contar para o horário de trabalho só o tempo de condução e prevê um tempo de disponibilidade não pago, que obriga os trabalhadores a estar disponíveis para um horário de trabalho de 15, 16 e mais horas.
Enjeitando qualquer responsabilidade nas dificuldades que a crise do capitalismo está a criar às empresas, os presentes decidiram manter as suas reivindicações, nomeadamente as de aumento de salário, de uma diária e da defesa do contracto colectivo de trabalho (que a ANTRAM não negoceia desde 1997).
A terminar a reunião – onde um dos presentes foi recrutado para o Partido – os participantes elegeram um pequeno secretariado composto por 4 militantes do transporte nacional e internacional, incluindo o transporte específico em frio.


Mais artigos de: PCP

PCP comenta mensagem do PR

A propósito da mensagem do Presidente da República, Paulo Raimundo, membro da Comissão Política do PCP, afirmou que o Partido «subscreve» o diagnóstico feito pelo PR à situação económica e social do País e considera que a mesma «é fruto de anos sucessivos de opções políticas erradas desenvolvidas pelos governos do PSD e...

Aumentos das pensões são socialmente injustos

Jerónimo de Sousa visitou, no dia 30 de Dezembro, a Associação Comunitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Sacavém, onde criticou os escassos aumentos das reformas para 2009, particularmente depois dos brutais aumentos de bens e serviços essenciais que se verificaram em 2008.

Ary, sempre!

Com o Avante! do próximo dia 22 será distribuído um CD duplo com 40 poemas ditos por Ary dos Santos, entre os quais estão 12 gravações nunca editadas em vida do poeta.O CD, intitulado Ary Sempre, assinala o 25.º aniversário do seu falecimento, em 18 de Janeiro de 1984, e inclui um folheto de 16 páginas com a versão...