Odivelas

«“Novo” estatuto: Não Obrigado»

Sob o lema «“Novo” estatuto: Não Obrigado», realizou-se, recentemente, no Auditório da Escola Secundária da Ramada, um debate sobre os diversos problemas relacionados com a educação, nomeadamente o «novo» Estatuto do Aluno. A iniciativa, promovida pela Juventude CDU, contou com a presença de Rui Francisco, vereador na Câmara de Odivelas, e de Miguel Tiago, deputado do PCP na Assembleia da República.
O deputado comunista recordou as propostas que o PCP apresentou na Assembleia da República para alteração ao Estatuto do Aluno e que na sua generalidade foram recusadas. Por seu lado, Rui Francisco referiu-se ao total desinvestimento na área da juventude, também por parte da Câmara Municipal, tendo dado como exemplo o encerramento das lojas jovens, a falta de apoio ao movimento associativo juvenil e a ausência de infraestruturas adequadas à prática das mais diversas disciplinas nas escolas do concelho.
No decorrer da iniciativa, alguns jovens falaram da sua condição de funcionamento das escolas, de falta de auxiliares, de higiene e de acompanhamento dos alunos.


Mais artigos de: Juventude

Estudantes na rua

Em protestos descentralizados, largas centenas de estudantes manifestaram-se, na passada semana, contra as políticas educativas do Governo.

Contra privatização do superior

No dia 12 de Novembro, centenas de alunos voltaram a manifestar-se contra a política do Governo. Os protestos fizeram-se sentir em várias cidades do País, nomeadamente em Lisboa, onde cerca de 400 estudantes estiveram concentrados frente à Assembleia da República, enquanto o ministro Mariano Gago apresentava o reduzido...

«Crescer num Mundo de Direitos»

Comemorou-se, durante o mês de Novembro, o aniversário da Declaração dos Direitos da Criança, de 1959, e da Convenção sobre os Direitos da Criança, de 1989. «A Convenção sobre os Direitos da Criança reveste-se de particular importância, pois corresponde a um programa que o poder político de praticamente todo o mundo se...