Uma Festa fraternal e combativa Ampliar a luta! «A gravidade do conteúdo das propostas do Governo (alterações ao Código do Trabalho) exige uma forte e combativa resposta de luta dos trabalhadores portugueses. Este é o momento de dar um novo impulso ao prosseguimento da luta. A Campanha Nacional do PCP, que acabámos de lançar aqui na Festa do Avante!, e que irá decorrer até ao final de Outubro, vai também ao encontro dessa necessidade. Os comunistas portugueses, estamos certos, estarão na primeira linha da mobilização e da dinamização da luta para travar o passo a esta medida de brutal regressão social.» (Do discurso de Jerónimo de Sousa no comício da Festa.) Uma Festa fraternal e combativa Ampliar a luta! «A gravidade do conteúdo das propostas do Governo (alterações ao Código do Trabalho) exige uma forte e combativa resposta de luta dos trabalhadores portugueses. Este é o momento de dar um novo impulso ao prosseguimento da luta. A Campanha Nacional do PCP, que acabámos de lançar aqui na Festa do Avante!, e que irá decorrer até ao final de Outubro, vai também ao encontro dessa necessidade. Os comunistas portugueses, estamos certos, estarão na primeira linha da mobilização e da dinamização da luta para travar o passo a esta medida de brutal regressão social.» (Do discurso de Jerónimo de Sousa no comício da Festa.)
Organizações regionais A luta no País inteiro As organizações regionais do Partido juntaram aos comes e bebes, e ao artesanato, retrospectivas das lutas das populações contra as políticas de direita do Governo PS, salientando-se igualmente a preparação do 18.º Congresso do PCP e a luta pela revogação do Código do Trabalho.
O Desporto na Festa Realidade inigualável Quatro federações, 16 associações, 180 colectividades, cerca de seis mil participantes. Este é, em síntese, o balanço que retrata em larga medida o que foi na sua edição de 2008 o Desporto na Festa do Avante!
Espaço Central Razões para resistir e lutar O Espaço Central juntou a actualidade mais recente, com a actividade e as lutas do último ano, as três décadas de política de direita, a história das grandes batalhas pela democracia no nosso país e as origens do movimento comunista - os 160 anos da publicação do Manifesto do Partido Comunista e os 190 anos do nascimento de Karl Marx.