Debate em Setúbal e visita a Peniche

URAP contra o branqueamento do fascismo

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses, URAP, e o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, GUE/NGL, promoveram, sábado, em Setúbal, um Encontro Internacional e uma sessão pública subordinados sob o lema «A democracia face ao branqueamento e reabilitação do fascismo».
Durante a tarde, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, os deputados do PCP no Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro, o Coordenador do Conselho Directivo da URAP, Aurélio Santos, a presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, Odete Santos, os eurodeputados Marco Rizzo, do Partido dos Comunistas Italianos, Konstantinos Droutas, eleito pelo Partido Comunista Grego, e o presidente da Federação Internacional de Resistentes (FIR), Michel Vanderborght, debateram o tema com membros dos núcleos da URAP, democratas e activistas antifascistas.
A partir das 21 horas, no mesmo local, numa sessão pública de sala cheia onde já estavam presentes, entre outros, a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, e a dirigente do PCP Luísa Araújo, do secretariado do Comité Central, os oradores convidados e os participantes reiteraram as razões pelas quais a luta pela democracia e contra a reabilitação do fascismo conservam apurada actualidade, sobretudo no contexto de políticas nacionais lesivas dos direitos dos trabalhadores e do povo, levadas à prática por governos ao serviço do grande capital e do imperialismo.
No domingo de manhã, dirigentes e activistas da URAP acompanharam o presidente da FIR numa visita ao Forte de Peniche, a qual contou com a presença de António Dias Lourenço.
A URAP assinou recentemente um protocolo com a Câmara Municipal de Peniche para instalar na antiga prisão da ditadura fascista o Museu da Resistência.


Mais artigos de: Nacional

50 milhões de euros em parte incerta

Lisboa acordou, no sábado, com mais uma triste notícia sobre a EPUL e o «paradeiro incerto de cerca de 50 milhões de euros». Os vereadores do PCP exigem explicações.

Agricultores protestam na rua

Os agricultores de Braga saem hoje à rua em protesto contra a difícil situação em que se encontra a agricultura familiar e o mundo rural. A concentração está marcada para a Praça do Município, às 12h00, seguida de desfile com as máquinas agrícolas até ao Governo Civil.Promovida pela Associação de Defesa dos Agricultores...

Negócio «chorudo» em Venteira

A Junta de Freguesia da Venteira (gestão PS e PSD) aprovou, recentemente, uma parceria com uma empresa de construção para «remodelar» o mercado local. O edifício vai ser demolido e dará lugar a um novo que ficará no piso «zero». Por cima serão construídos três pisos de habitação, num total de 28 apartamentos. «Trata-se...

«Abandono» e «desleixo» em Sintra

Baptista Alves, vereador do PCP na Câmara de Sintra, e os eleitos da CDU na Freguesia de Monte Abraão realizaram, este mês, uma visita ao Bairro 1.º de Maio, a pedido da associação de moradores local, para se inteirarem dos problemas sentidos pela população. Dos inúmeros contactos efectuados foi possível apurar e...

«Sós em Miami», em Alverca

Depois de ter sido montada em Coimbra, com os alunos dos Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e em Torre de Moncorvo, com os formandos da Acção de Formação promovida pela autarquia local, «Sós em Miami», um texto de Leandro Vale, volta a estar em cena com o Grupo de Teatro Cegada, de...