Acções em Estarreja e Braga

Agricultores protestam na rua

Os agricultores de Braga saem hoje à rua em protesto contra a difícil situação em que se encontra a agricultura familiar e o mundo rural. A concentração está marcada para a Praça do Município, às 12h00, seguida de desfile com as máquinas agrícolas até ao Governo Civil.
Promovida pela Associação de Defesa dos Agricultores do Distrito de Braga (ADADB), esta acção visa ainda dar apoio às medidas contidas num «caderno de reclamações» da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).
Pelos mesmos objectivos também ontem os agricultores do distrito de Aveiro, respondendo à convocação da Associação da Lavoura (ALDA), participaram numa «marcha de tractores» que teve como destino final a Câmara Municipal de Estarreja.
O aumento do «subsídio» ao gasóleo agrícola na exacta medida em que se verificou o agravamento do preço deste combustível no último ano (elevar o desconto no «gasóleo verde» de 37,2 para 75 cêntimos/litro) constitui uma das exigências dos agricultores, que querem ver igualmente reposta a ajuda à «electricidade verde» na base de 40 por cento do valor do consumo das explorações agrícolas.
Problema muito sentido pelos homens do campo é também o da inexistência de mecanismos expeditos de escoamento para produtos como, por exemplo, a carne, as batatas ou o vinho. Daí o seu apelo à criação e apoio desses mecanismos com vista a melhorar os rendimentos das explorações familiares, das adegas e de outras cooperativas.
O combate à especulação com os preços de bens alimentares no consumo e às condições comerciais draconianas impostas pelas grandes superfícies é outra vertente da justa luta dos agricultores, que, entre outros aspectos, reclamam outras políticas agro-rurais quer a nível da Política Agrícola Comum quer da política nacional para o sector.


Mais artigos de: Nacional

50 milhões de euros em parte incerta

Lisboa acordou, no sábado, com mais uma triste notícia sobre a EPUL e o «paradeiro incerto de cerca de 50 milhões de euros». Os vereadores do PCP exigem explicações.

URAP contra o branqueamento do fascismo

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses, URAP, e o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, GUE/NGL, promoveram, sábado, em Setúbal, um Encontro Internacional e uma sessão pública subordinados sob o lema «A democracia face ao branqueamento e reabilitação do fascismo».Durante a...

Negócio «chorudo» em Venteira

A Junta de Freguesia da Venteira (gestão PS e PSD) aprovou, recentemente, uma parceria com uma empresa de construção para «remodelar» o mercado local. O edifício vai ser demolido e dará lugar a um novo que ficará no piso «zero». Por cima serão construídos três pisos de habitação, num total de 28 apartamentos. «Trata-se...

«Abandono» e «desleixo» em Sintra

Baptista Alves, vereador do PCP na Câmara de Sintra, e os eleitos da CDU na Freguesia de Monte Abraão realizaram, este mês, uma visita ao Bairro 1.º de Maio, a pedido da associação de moradores local, para se inteirarem dos problemas sentidos pela população. Dos inúmeros contactos efectuados foi possível apurar e...

«Sós em Miami», em Alverca

Depois de ter sido montada em Coimbra, com os alunos dos Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e em Torre de Moncorvo, com os formandos da Acção de Formação promovida pela autarquia local, «Sós em Miami», um texto de Leandro Vale, volta a estar em cena com o Grupo de Teatro Cegada, de...