Audição da Esquerda Unitária

Mulheres são alvo principal

«As mulheres são as principais vítimas (embora não as únicas) da violação dos direitos humanos, do ataque aos direitos laborais, da dita flexigurança, do trabalho precário e mal pago, do desemprego e das suas consequências na pobreza, no tráfico de seres humanos e na prostituição», considerou Ilda Figueiredo na audição realizada dia 10, no Parlamento Europeu, sob o tema «Violação dos direitos das mulheres».
Nesta iniciativa organizada pelo Grupo Confederal Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), a deputada do PCP sublinhou que «a crescente violação dos direitos das mulheres», testemunhada por diversas intervenções de representantes dos vários continentes, é consequência «da globalização capitalista e do neoliberalismo».
Ilda Figueiredo manifestou ainda «a solidariedade do GUE/NGL com todas as mulheres vítimas desta violação dos direitos fundamentais», e reafirmou o seu empenhamento na luta pelo respeito e cumprimento de todos os direitos das mulheres.
Como oradora convidada, Odete Santos, membro do CC do PCP, tomou a palavra para
destacar a importância da Lei 61/91, aprovada em Portugal na sequência de uma iniciativa do PCP, que «protege as mulheres vítimas de crimes violentos, e não só vítimas de violência doméstica».
«E como não o haveria de ser numa sociedade globalizada capitalista, onde a suprema violência surge com a recente crise alimentar gravíssima, o que liga indubitavelmente o problema da violência aos problemas de desenvolvimento. Relação que a Organização Mundial de Saúde, nos seus documentos estabelece com perfeição. A violência é um problema criminal, um problema de direitos humanos e um problema de saúde pública», salientou Odete Santos.


Mais artigos de: Europa

Rejeição absoluta do projecto federal

Uma grande maioria do povo irlandês acorreu às urnas, dia 12, para transformar o «empate técnico» que as sondagens previam numa folgada vitória do Não ao Tratado de Lisboa.

Escravatura assalariada

Os ministros do Trabalho dos 27 estados-membros aprovaram, no dia 9, uma proposta de directiva europeia que autoriza os governos nacionais aumentar a duração do trabalho semanal para além das 48 horas.

Regras desumanas

O PCP exige que o governo português de distancie da chamada a Directiva de Retorno, condenando «a desumana política da UE de cariz securitário, selectivo, repressivo e criminalizador da imigração e dos imigrantes»

Pobreza aumenta na UE

O Parlamento Europeu debateu, terça-feira, a proposta de declarar 2010 como Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, para cujas iniciativas prevê um orçamento de 17 milhões de euros. Intervindo na sessão, a deputada Ilda Figueiredo sublinhou que «não basta consagrar um ano de luta contra a pobreza, quando a...

Direita derrotada em Bucareste

O candidato centrista apoiado pelo Partido Democrata-Liberal (PD-L), do presidente romeno Traian Basescu, até há pouco aliado do Partido liberal (PNL) do primeiro-ministro, Calin Tariceanu, perdeu para a câmara de Bucareste que detinha há 18 nos, para a lista do Partido Social-Democrata (PSD).Segundo os resultados...

Tiveram do que merecem!

As consequências e o significado político do Não da Irlanda ao dito tratado «de Lisboa» revestem-se de uma grande importância. Muitos são os ensinamentos a retirar e a reafirmar desta consciente e corajosa decisão do povo irlandês.Uma primeira ideia a salientar é a crescente contradição entre a integração capitalista...