Pobreza aumenta na UE

O Parlamento Europeu debateu, terça-feira, a proposta de declarar 2010 como Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, para cujas iniciativas prevê um orçamento de 17 milhões de euros.
Intervindo na sessão, a deputada Ilda Figueiredo sublinhou que «não basta consagrar um ano de luta contra a pobreza, quando a União Europeia tem quase 20% da população em risco de pobreza».
Alertando para «o agravamento das desigualdades sociais, o aumento do número de trabalhadores com trabalho precário e mal pago e do número de pessoas em situação de pobreza», a deputada do PCP exigiu «medidas que valorizem o trabalho, aumentem o emprego com direitos, garantam serviços públicos de qualidade, alojamentos dignos, uma segurança social pública e universal».
Mais do que uma efeméride, Ilda Figueiredo considerou «urgente aprovar uma Estratégia Europeia de Solidariedade e Progresso Social, que substitua as políticas neoliberais da Estratégia de Lisboa e do Pacto de Estabilidade, para que não cheguemos a 2010 com ainda mais pobreza do que a que temos actualmente».


Mais artigos de: Europa

Rejeição absoluta do projecto federal

Uma grande maioria do povo irlandês acorreu às urnas, dia 12, para transformar o «empate técnico» que as sondagens previam numa folgada vitória do Não ao Tratado de Lisboa.

Escravatura assalariada

Os ministros do Trabalho dos 27 estados-membros aprovaram, no dia 9, uma proposta de directiva europeia que autoriza os governos nacionais aumentar a duração do trabalho semanal para além das 48 horas.

Regras desumanas

O PCP exige que o governo português de distancie da chamada a Directiva de Retorno, condenando «a desumana política da UE de cariz securitário, selectivo, repressivo e criminalizador da imigração e dos imigrantes»

Mulheres são alvo principal

«As mulheres são as principais vítimas (embora não as únicas) da violação dos direitos humanos, do ataque aos direitos laborais, da dita flexigurança, do trabalho precário e mal pago, do desemprego e das suas consequências na pobreza, no tráfico de seres humanos e na prostituição», considerou Ilda Figueiredo na audição...

Direita derrotada em Bucareste

O candidato centrista apoiado pelo Partido Democrata-Liberal (PD-L), do presidente romeno Traian Basescu, até há pouco aliado do Partido liberal (PNL) do primeiro-ministro, Calin Tariceanu, perdeu para a câmara de Bucareste que detinha há 18 nos, para a lista do Partido Social-Democrata (PSD).Segundo os resultados...

Tiveram do que merecem!

As consequências e o significado político do Não da Irlanda ao dito tratado «de Lisboa» revestem-se de uma grande importância. Muitos são os ensinamentos a retirar e a reafirmar desta consciente e corajosa decisão do povo irlandês.Uma primeira ideia a salientar é a crescente contradição entre a integração capitalista...