Operadores municipais de transportes

PS chumba apoios

A maioria PS chumbou, na passada semana, dois projectos de resolução do PCP e do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) que previam medidas de apoio a serviços de transportes urbanos, alguns deles municipais, que não recebem qualquer compensação financeira pelo serviço público prestado. PSD e CDS/PP abstiveram-se.
Para a bancada comunista, trata-se de «pôr cobro a uma injustiça que perdura há décadas», afectando os operadores municipais de transpores público, e que não se cinge à questão das indemnizações compensatórias. Em causa estão também as verbas de investimento para renovação de frotas e modernização das redes, cujos montantes, além de «insuficientes e desactualizados», como sublinhou o deputado comunista Bruno Dias, correm o risco de desaparecer.
Criticado pela bancada do PCP, noutro plano, foi a decisão do Executivo de deixar os operadores municipais de fora das medidas anunciadas por José Sócrates na pasada semana quanto ao aumento da compensação financeira às empresas de transportes públicos, visando evitar que os passes sociais sejam abrangidos pelo aumento generalizado dos transportes.


Mais artigos de: Assembleia da República

«Onde é que isto vai parar?»

Jerónimo de Sousa confronta Sócrates com aumento do custo de vida «Onde é que isto vai parar?» O primeiro-ministro anunciou na passada semana no Parlamento algumas medidas no plano económico e social. Insuficientes, de curto alcance e tardias é o que se pode dizer destas propostas que ficam muito aquém da resposta necessária à crise e aos problemas que o próprio Governo gerou.

Governo dá o pior exemplo

PS, PSD e CDS/PP chumbaram diplomas do PCP e do BE destinados a combater a precariedade na administração pública e garantir aos trabalhadores o vínculo público do emprego.

Silêncio conivente

O deputado comunista Jorge Machado divulgou no final da passada semana uma listagem que confirma a passagem pelo nosso País de aviões dos EUA tendo como origem ou destino a base de Guantanamo.O documento chegou-lhe às mãos remetido pelo Ministério das Obras Públicas, em resposta a requerimentos seus, e nele se confirma...

Sentidos contraditórios

A proposta do Governo para criminalizar a segurança privada ilegal, recentemente em debate, mereceu reservas da bancada do PCP, nomeadamente quanto à possibilidade do pessoal de vigilância recorrer a «meios de defesa não letais», como aerossóis.De acordo com a proposta do Executivo, quem prestar serviços de segurança sem...