Escócia

Luta pelas reformas fecha refinaria

Os 1 200 trabalhadores de uma refinaria escocesa iniciaram no domingo, 27, uma greve de dois dias que obrigou ao encerramento do oleoduto que assegura 40 por cento do abastecimento britânico.
Antecipando o início da paralisação, a refinaria de Grangemouth, a oeste de Edimburgo, foi encerrada na sexta-feira, medida que levou algumas estações de serviço na Escócia a racionar a venda de combustível.
Para minimizar os efeitos da greve, convocada pelos sindicatos em protesto contra a diminuição dos direitos de reforma, o governo escocês anunciou que o abastecimento de gasolina e gasóleo seria efectuado por via marítima a partir dos portos de Roterdão e de Amesterdão.
O oleoduto é alimentado por cerca de 70 poços de exploração de gás e petróleo no mar do Norte, mas o seu funcionamento depende da energia que lhe é fornecida pela refinaria.
Esta foi a primeira greve em mais de 70 anos que obrigou uma refinaria britânica a paralisar a laboração. A empresa Ineos, proprietária do complexo industrial, estima que os prejuízos se elevam a 50 milhões de libras (63 milhões de euros) por cada dia de greve, calculando que serão necessárias perto de três semanas para a produção atingir o nível normal.


Mais artigos de: Europa

A falência do trabalhismo inglês

O governo trabalhista de Gordon Brown, a braços com uma profunda crise financeira e com uma vaga histórica de contestação social, deverá sofrer uma pesada sanção nas eleições municipais que se realizam amanhã, 1 de Maio, na Grã-Bretanha.

Docentes obtêm 25%

Os professores da Lituânia, um dos três estados do Báltico, obtiveram no início de Abril um aumento salarial de 25 por cento, após uma prolongada greve de três semanas em Março.

Berlusconi ignora libertação<br>e avista-se com fascista

Milhares de manifestantes desfilaram, na sexta-feira, em Roma e em muitas outras cidades de Itália para comemorar o 63.º aniversário da libertação do fascismo e da ocupação nazi, em 25 de Abril de 1945. Há 63 anos uma insurreição popular armada derrubava os fascistas de Benito Mussolini e os nazis alemães que ainda...

Funcionários anunciam greve geral

Cinco organizações sindicais anunciaram na sexta-feira, 25, uma jornada de greve nacional em toda a administração pública de França, para o próximo dia 15 de Maio, data que já tinha sido escolhida por cinco federações da Educação.As centrais CGT, FSU, Solidaires, Unsa e CFTC estenderam o apelo aos trabalhadores da...

Lutas de Abril

1. Em vésperas das comemorações da revolução de Abril, o PS, com apoio do PSD e do CDS, quis ratificar na Assembleia da República a proposta de novo Tratado da União Europeia, a que agora chamam de Lisboa, e que retoma a dita constituição europeia, que tinha sido rejeitada pelos povos da França e da Holanda. Fizeram-no...