«O Marinheiro» estreia no TMA

Estreia, hoje, quinta-feira, às 21h30, no Teatro Municipal de Almada (TMA) a peça «O Marinheiro», de Fernando Pessoa. A Companhia de Teatro de Almada (CTA), que este ano comemora os 30 anos de presença na cidade, voltou a convidar uma personalidade de destaque do teatro europeu para dirigir uma produção sua: Alain Ollivier, o encenador e actor francês que até Dezembro do ano passado dirigiu o Théâtre Gérard Phillipe de Saint-Denis – Centro Dramático Nacional.
O convite a este director surgiu no seguimento da apresentação no TMA de «Le Marin», de Fernando Pessoa, em Setembro de 2006, pela companhia que Alain Ollivier estão dirigia, e protagonizado por Anne Alvaro. Esta ano, a produção da CTA de «O Marinheiro» conta com a colaboração de mais dois criadores franceses: o cenário é da autoria de Daniel Jeanneteau (vencedor do prémio da crítica francesa em 2000 e em 2004 para melhor cenografia, e director do Studio-Théâtre de Vitry) e as máscaras de madeira usadas pelas actrizes Teresa Gafeira, Maria Frade e Cecília Laranjeira são da autoria de um dos mestres da eescultura francesa: Erhard Stiefel, que vem colaborando desde 1967 com a encenadora francesa Ariane Mnouchkine e o seu mítico Théâtre du Soleil.
No seguimento desta produção, e em parceria com a Casa Fernando Pessoa, o TMA apresenta uma exposição de obras de vários artistas plásticos portugueses - tais como Bartolomeu dos Santos, Costa Pinheiro, Jorge Martins e Júlio Pomar – inspiradas no poeta português.
Amanhã, 18 de Abril, às 18 horas, será realizado o lançamento, na Casa Fernando Pessoa (Rua Coelho da Rocha, 16, Lisboa), da edição de «O Marinheiro», de Fernando Pessoa, com chancela da editora «Livros de Areia», em parceria com a CTA, cuja a presentação estará à cargo de Teresa Rita Lopes.
No sábado, também às 18 horas, no Café-Concerto do TMA decorrerá o colóquio sobre «O Marinheiro», com a participação do encenador Alain Ollivier e de Teresa Rita Lopes, com moderação de Miguel-Pedro Quadrio. Na Sala de Vídeo do TMA estará em exibição o vídeo da versão francesa de «O Marinheiro», que Alain Ollivier dirigiu no Théâtre Gérard Phillipe de Saint-Denis e que apresentou em Almada.


Mais artigos de: Nacional

Um projecto alternativo para o futuro do País

Jerónimo de Sousa lembrou, sábado, em Setúbal, que só com o reforço do PCP se poderá romper com o círculo vicioso do rotativismo da alternância «sem alternativa» que governo o país à três décadas.

População contra a co-incineração

Mais de 200 pessoas juntaram-se, quinta-feira, a uma acção de protesto da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) contra a co-incineração de resíduos perigosos na cimenteira da Secil, no Outão, que decorreu junto ao Governo Civil.

Investimento «vital» para o concelho

A construção do Parque Empresarial de Barrancos, um projecto com cinco anos, deverá arrancar até meados de Maio, num investimento de 1,5 milhões de euros.

Lutar pelos baldios

O Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro (SBTMAD) realizou, no dia 9 de Abril, uma conferência de imprensa para dar a conhecer os temas abordados, as linhas de orientação e as principais conclusões do Encontro de Concelhos Directivos de Baldios, que se realizou no final de Março, em Cidadelha de Aguiar....

«Solidariedade com A Voz do Operário»

É inaugurada, hoje, às 18h30, na Galeria João Hogan de «A Voz do Operário», uma exposição-venda de artes plásticas, cujas receitas revertem a favor da instituição. A mostra, que vai estar patente até ao dia 10 de Maio, conta com trabalhos de Albino Moura (pintura), António Carmo (serigrafia), Cecília Guimarães (pintura),...

Saudação ao 25 de Abril e ao 1.º de Maio

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) exortou, em comunicado, as organizações de e para deficientes a participarem nas próximas comemorações do 25 de Abril, «data festiva que exalta a democracia e liberdade», e do 1.º de Maio. «Infelizmente, de há dois anos para cá, as desigualdades sociais tem-se...