Parque Empresarial de Barrancos

Investimento «vital» para o concelho

A construção do Parque Empresarial de Barrancos, um projecto com cinco anos, deverá arrancar até meados de Maio, num investimento de 1,5 milhões de euros.

Finalmente Barrancos vai ter um parque empresarial

«É um investimento vital porque vai criar um parque empresarial vocacionado sobretudo para a indústria agro-alimentar, que é essencial para o desenvolvimento económico do concelho», disse António Tereno, presidente da autarquia, em declarações à Lusa.
O contrato para a construção do parque foi assinado sexta-feira, entre o município e a empresa construtora, e as obras, previstas durar três meses, deverão começar até meados de Maio. A nova infra-estrutura empresarial, com uma área total de 74,5 mil metros quadrados e 24 lotes com diferentes dimensões, deverá estar concluído «durante o Verão», altura em que as primeiras empresas poderão começar a instalar-se, previu António Tereno.
«Finalmente Barrancos vai ter um parque empresarial», regozijou-se o autarca, lamentando as «burocracias incompreensíveis» que atrasaram o projecto nos últimos cinco anos.
Aprovado pela autarquia, em 2003, e pelo Conselho de Ministros, no final de 2005, o Plano de Pormenor do projecto, que delimita a zona destinada ao parque, só foi homologado pelo Governo em 2007.
O processo de construção do parque implicou ainda alterações no Plano Director Municipal de Barrancos, aprovadas, em 2005, pelo Conselho de Ministros, e na delimitação da Reserva Ecológica Nacional (REN) do concelho.
Além de disponibilizar a investidores locais e exteriores «um local para se fixarem e desenvolver as suas actividades, criar emprego e dinamizar a economia do concelho», o parque vai também permitir «retirar do núcleo urbano de Barrancos algumas micro empresas» ali instaladas.


Mais artigos de: Nacional

Um projecto alternativo para o futuro do País

Jerónimo de Sousa lembrou, sábado, em Setúbal, que só com o reforço do PCP se poderá romper com o círculo vicioso do rotativismo da alternância «sem alternativa» que governo o país à três décadas.

População contra a co-incineração

Mais de 200 pessoas juntaram-se, quinta-feira, a uma acção de protesto da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) contra a co-incineração de resíduos perigosos na cimenteira da Secil, no Outão, que decorreu junto ao Governo Civil.

Lutar pelos baldios

O Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro (SBTMAD) realizou, no dia 9 de Abril, uma conferência de imprensa para dar a conhecer os temas abordados, as linhas de orientação e as principais conclusões do Encontro de Concelhos Directivos de Baldios, que se realizou no final de Março, em Cidadelha de Aguiar....

«O Marinheiro» estreia no TMA

Estreia, hoje, quinta-feira, às 21h30, no Teatro Municipal de Almada (TMA) a peça «O Marinheiro», de Fernando Pessoa. A Companhia de Teatro de Almada (CTA), que este ano comemora os 30 anos de presença na cidade, voltou a convidar uma personalidade de destaque do teatro europeu para dirigir uma produção sua: Alain...

«Solidariedade com A Voz do Operário»

É inaugurada, hoje, às 18h30, na Galeria João Hogan de «A Voz do Operário», uma exposição-venda de artes plásticas, cujas receitas revertem a favor da instituição. A mostra, que vai estar patente até ao dia 10 de Maio, conta com trabalhos de Albino Moura (pintura), António Carmo (serigrafia), Cecília Guimarães (pintura),...

Saudação ao 25 de Abril e ao 1.º de Maio

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) exortou, em comunicado, as organizações de e para deficientes a participarem nas próximas comemorações do 25 de Abril, «data festiva que exalta a democracia e liberdade», e do 1.º de Maio. «Infelizmente, de há dois anos para cá, as desigualdades sociais tem-se...