SBTMAD apresentam problemas

Lutar pelos baldios

O Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro (SBTMAD) realizou, no dia 9 de Abril, uma conferência de imprensa para dar a conhecer os temas abordados, as linhas de orientação e as principais conclusões do Encontro de Concelhos Directivos de Baldios, que se realizou no final de Março, em Cidadelha de Aguiar.
No encontro procedeu-se à eleição dos novos corpos sociais do SBTMAD para o próximo triénio, sendo a lista apresentada aprovada por unanimidade dos presentes.
Da discussão efectuada destaca-se, entre outros, «o excessivo atraso de um ano e três meses que já leva o PRODER», «o actual modelo de gestão dos baldios e as dificuldades na administração dos mesmos» e «o papel do Movimento dos Baldios na elaboração dos Planos de Utilização dos Recursos dos Baldios, cometidos e não cumpridos desde 1976 pelos Serviços Florestais».
Durante o encontro, alertou-se ainda para o facto de existirem à ordem da Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF) «um elevado montante financeiro cativo, proveniente de receitas realizadas com a exploração florestal, estando grande parte delas nesta situação à longos anos».
Mereceu ainda particular atenção «o mecanismo de financiamento das equipas de sapadores florestais em áreas baldias, trabalho que deve ser considerado de interesse público e como tal financiado segundo critérios diferentes dos actuais». «O co-financiamento de despesa deverá ser acrescido em 40 por cento aos 35 mil euros, uma vez que a administração vai buscar igual percentagem na venda do material lenhoso. De igual modo devem ter acesso ao gasóleo verde tendo em conta a natureza das suas funções», lembram os agricultores.


Mais artigos de: Nacional

Um projecto alternativo para o futuro do País

Jerónimo de Sousa lembrou, sábado, em Setúbal, que só com o reforço do PCP se poderá romper com o círculo vicioso do rotativismo da alternância «sem alternativa» que governo o país à três décadas.

População contra a co-incineração

Mais de 200 pessoas juntaram-se, quinta-feira, a uma acção de protesto da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) contra a co-incineração de resíduos perigosos na cimenteira da Secil, no Outão, que decorreu junto ao Governo Civil.

Investimento «vital» para o concelho

A construção do Parque Empresarial de Barrancos, um projecto com cinco anos, deverá arrancar até meados de Maio, num investimento de 1,5 milhões de euros.

«O Marinheiro» estreia no TMA

Estreia, hoje, quinta-feira, às 21h30, no Teatro Municipal de Almada (TMA) a peça «O Marinheiro», de Fernando Pessoa. A Companhia de Teatro de Almada (CTA), que este ano comemora os 30 anos de presença na cidade, voltou a convidar uma personalidade de destaque do teatro europeu para dirigir uma produção sua: Alain...

«Solidariedade com A Voz do Operário»

É inaugurada, hoje, às 18h30, na Galeria João Hogan de «A Voz do Operário», uma exposição-venda de artes plásticas, cujas receitas revertem a favor da instituição. A mostra, que vai estar patente até ao dia 10 de Maio, conta com trabalhos de Albino Moura (pintura), António Carmo (serigrafia), Cecília Guimarães (pintura),...

Saudação ao 25 de Abril e ao 1.º de Maio

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) exortou, em comunicado, as organizações de e para deficientes a participarem nas próximas comemorações do 25 de Abril, «data festiva que exalta a democracia e liberdade», e do 1.º de Maio. «Infelizmente, de há dois anos para cá, as desigualdades sociais tem-se...