Pela paz, contra o imperialismo

Mais de 400 delegados em representação de 82 países elegeram, em Caracas, os novos órgãos executivos do Conselho Mundial da Paz (CMP).
Socorro Gomes, responsável do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (Cebrapaz), foi designada para a presidência do CMP, substituindo o cubano Orlando Fundora, dirigente que, nas palavras de Socorro Gomes, trouxe ao CMP «a força e a combatividade do heróico povo cubano».
Para além da presidência, os participantes sufragaram o Comité Executivo do CMP, constituído por 40 membros, o seu Secretariado, com 13 membros de todos os continentes, e reconduziram Anastassis Pafilis, eurodeputado do Partido Comunista da Grécia, no cargo de secretário-geral da organização.
Na primeira intervenção como presidente do Conselho da Paz, Socorro Gomes sublinhou que a luta pela paz no mundo de hoje é uma «causa nobre e elevada, mas o caminho é complexo e tortuoso» face à multiplicação de «guerras de agressão», à «militarização do planeta» e à «instrumentalização da ONU pelo imperialismo norte-americano».
Apesar das inquietações levantadas, Socorro Gomes considerou que nos encontramos «no limiar de uma nova primavera dos povos» e instou o CMP a converter-se numa «mola propulsora da causa da paz», capaz de promover «iniciativas audaciosas, que dêem à ação caráter de massas antiimperialista».


Mais artigos de: Internacional

Comunistas vencem Constituinte

O Partido Comunista do Nepal(m) lidera a contagem dos votos nas eleições para a Assembleia Constituinte do país, realizadas faz hoje uma semana.

Crise capitalista imparável

À crise financeira mundial junta-se a carência alimentar que atinge milhões de pessoas. As instituições capitalistas confirmam a situação e temem tumultos sociais.

PCP saúda luta dos trabalhadores

Em nota enviada ao Comité Central do Partido Comunista do Egipto, que abaixo publicamos na íntegra, o Secretariado do Comité Central do PCP manifestou a solidariedade dos comunistas portugueses para com a luta dos trabalhadores e do povo egípcio, e repudiou a campanha repressiva levada a cabo pelo governo.«O Partido...

Política por outros meios

O governo colaboracionista do Iraque anunciou, domingo, a expulsão de 1300 soldados e polícias das fileiras do exército por estes se terem recusado a combater as milícias xiitas do Sul do Iraque. O episódio ocorre no contexto do recrudescimento do conflito entre tropas fiéis a Bagdad, apoiadas pelos ocupantes...

De tudo há na vinha do senhor...

«Se me matam, ressuscitarei no povo salvadorenho», disse Arnulfo Romero, arcebispo de São Salvador. Na luta entre o povo de El Salvador e os sectores mais reaccionários do país, tomou partido pelos primeiros e pagou-o com a vida em Março de 1980. Esta é a cara de uma igreja fiel aos princípios do cristianismo primitivo e...

África

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai enviar a partir do próximo mês de Junho uma delegação a quatro países africanos. Chade, Costa do Marfim, República Democrática do Congo e Sudão estão na rota do CS da ONU. Por determinar está ainda a possibilidade da «missão» passar pela Somália, território mergulhado há mais...