Tempos de luta

Em Alcobaça, os cerca de 500 trabalhadores da Vista Alegre-Atlantis terminam amanhã uma semana de greves, à primeira hora de cada período, contra o bloqueio à contratação colectiva por parte da associação patronal do sector vidreiro. Sem aumentos há quatro anos, reivindicam mais 60 euros de salário. As greves prosseguem na próxima semana, durante duas horas por período.
Na Euroresinas, do Grupo Sonae, em Sines, termina amanhã uma semana de greve às primeiras 4 horas de cada turno, por aumentos salariais e pelo cumprimento do contrato colectivo de trabalho. No primeiro dia teve uma adesão superior a 90 por cento, anunciou o Sinquifa/CGTP-IN.
Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, áreas de serviço e bares concessionados efectuarão uma concentração de protesto, pelas 15 horas de 2 de Abril, em Lisboa, junto à FIL, no Parque das Nações, acusando a ARESP de tentar fazer caducar o contrato colectivo em vigor.
No dia 1 de Abril, os ferroviários são chamados a participar numa manifestação nacional, às 14.30 horas, na estação do Rossio, em Lisboa, convocada por 12 organizações representativas de trabalhadores, em defesa deste serviço público, dos postos de trabalho e por aumentos salariais dignos, anunciou o SNTSF/CGTP-IN.
Na REN Gasodutos, está marcada greve para os dias 3 a 5 de Abril, exigindo que a empresa responda à carta reivindicativa apresentada pelo Sinquifa, respeitante à actualização salarial e às condições de trabalho, e pela paragem do processo de reestruturação do sector.

Encontro
com PCP


Uma delegação da CGTP-IN reuniu ontem com o secretário-geral e outros dirigentes do PCP, para apresentar as conclusões e reflexões do 11.º Congresso, realizado a 15 e 16 de Fevereiro.


Mais artigos de: Trabalhadores

Um «aviso geral»

A Intersindical Nacional decidiu convocar duas grandes manifestações, no Porto e em Lisboa, contra a revisão para pior do Código do Trabalho e das leis laborais aplicáveis à Administração Pública.

Pelos direitos nos <i>CTT</i>

Com 75 por cento de adesão à greve e com uma grande manifestação desde os Restauradores até à residência oficial do primeiro-ministro, com paragem junto ao edifício da administração, a luta de 19 e 20 de Março nos Correios foi um êxito.

Professores mantêm a luta

A Fenprof e a Plataforma Sindical dos Professores confirmaram que, na próxima segunda-feira, 31 de Março, primeiro dia de aulas do terceiro período lectivo, vão entregar no Ministério da Educação o abaixo-assinado que começou a circular no dia da «marcha da indignação» e que expressa apoio à resolução aprovada no...

Mais limites à pesca

O estabelecimento de zonas de produção aquícola em mar aberto, aprovado num decreto-regulamentar publicado dia 18 e anunciado no dia seguinte, em Olhão, pelo secretário de Estado das Pescas, vai criar «maiores dificuldades para o exercício da pesca profissional».Para o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul, a...

Escravidão na <i>Amtrol-Alfa</i>

A União dos Sindicatos do Distrito de Braga e o Movimento dos Trabalhadores Desempregados emitiram comunicados a respeito da situação na Amtrol-Alfa, depois de notícias, na semana passada, terem revelado que a empresa, sediada em Brito, Guimarães, tinha dificuldades para recrutar trabalhadores, num distrito onde o...