Autocarros de Madrid

Serviços mínimos furam greve

Os trabalhadores da empresa de transportes de Madrid (EMT) iniciaram, dia 22, uma série de nove greves, cinco das quais de 24 horas, convocadas por todos os sindicatos para exigir a conclusão do novo acordo colectivo.
Apesar de a adesão ter sido quase total, de acordo com declarações sindicais, a lei draconiana que impõe serviços mínimos fez com que cerca de metade das viaturas tivesse de circular, diminuindo assim substancialmente os efeitos da paralisação.
Os cerca de 7700 trabalhadores da EMT, dos quais 5700 são motoristas, foram obrigados a assegurar as carreiras que fazem as ligações à rede do metropolitano, bem como os trajectos às horas de ponta nas zonas suburbanas que não dispõem de outros meios de transporte alternativo.
Entretanto, os trabalhadores prosseguem com o seu calendário de lutas até 12 de Março, reivindicando um aumento salarial de 180 euros mensais e a introdução de um período de descanso de 30 minutos durante a jornada de trabalho.


Mais artigos de: Europa

Comunista eleito presidente

Demetris Christofias, secretário-geral do AKEL, foi eleito, no passado domingo, presidente do Chipre, derrotando por larga margem o candidato da direita.

Esquerda avança

As eleições para a cidade-estado de Hamburgo resultaram num novo avanço do partido Die Linke (A Esquerda) e em mais um revés para os correligionários cristãos-democratas da chanceler alemã Ângela Merkel.

Volkert condenado a prisão

O antigo responsável pelo comité de empresa do grupo Volkswagen, Klaus Volkert, foi condenado, dia 22, no processo de corrupção que permitiu à administração aliciar representantes dos trabalhadores para obter a «paz social», entre 1995 e 2005.Klaus Volkert, ex-sindicalista que recebeu quase dois milhões de euros em...

Carestia de vida alarma franceses

O governo francês anunciou, na segunda-feira, medidas de combate ao brusco encarecimento dos alimentos básicos nos últimos meses, acusando indústrias edistribuidores de «abusos».O primeiro-ministro, François Fillon, declarou que autoridades irão investigar o «comportamento das margens» comerciais, com o objectivo de...

Escândalos

Estiveram em destaque, na última sessão de Estrasburgo, algumas questões da maior importância pelas implicações que podem ter na vida das populações dos diferentes estados-membros, como foi o debate em torno do lançamento do novo ciclo da Estratégia de Lisboa e das orientações económicas para 2008, em que insistem no...