Saara Ocidental

Marrocos reprime

As autoridades marroquinas têm em marcha uma operação repressiva nos territórios ocupados do Saara Ocidental. O objectivo é impedir manifestações independentistas no aniversário da proclamação da República Árabe Saaráui Democrática, que se assinala a 27 de Fevereiro.
Sexta-feira, na cidade de Salé, Dahmi Rahma foi detida enquanto visitava o activista Said Elbeillal, encarcerado na prisão local.
Rahma foi levada para a esquadra da polícia e durante mais de quatro horas foi interrogada e torturada. Em resposta, dezenas de amigos concentraram-se frente ao edifício exigindo a sua libertação.
Smara encontra-se, por estes dias, em estado de alerta depois do governo de Rabat ter enviado um forte contingente militar. Segunda-feira, dia 11, um protesto pacífico no bairro de Tantan foi violentamente reprimido estendendo os incidentes a outras zonas da cidade. Dezenas de manifestantes acabaram detidos ou feridos nos confrontos.


Mais artigos de: Internacional

O pseudo-Estado do Kosovo

A declaração unilateral de independência da província sérvia do Kosovo, a 17 de Fevereiro, abre mais uma caixa de Pandora na conturbada situação dos Balcãs.

Sobre a declaração unilateral de <br>independência do Kosovo

Face à declaração unilateral de independência da província sérvia do Kosovo, o Partido Comunista Português expressa a sua firme condenação desta decisão ilegal que constitui um grave precedente no plano do direito internacional e afirma a sua inquietação pelas consequências que este passo poderá ter para a região, a...

Declaração sobre o Kosovo

«Os Partidos Comunistas e Operários presentes em Lisboa a 16 de Fevereiro de 2008 por ocasião da Reunião do Grupo de Trabalho do «Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários debateram os desenvolvimentos no que concerne à iminente declaração unilateral de independência do Kosovo, promovida pelos Estados...

Cuba prossegue caminho revolucionário

Fidel Castro anunciou que não aceitará uma nova nomeação para o cargo de Presidente do Conselho de Estado, revelando que neste momento deseja «apenas combater como um soldado das ideias».

Exxon-Mobil, piratas petroleiros

Partiu da Reuters a notícia de que a Exxon-Mobil forçara o congelamento de US$ 36 mil milhões de activos de PDVSA, a petrolífera venezuelana. A informação viajou vertiginosa por todo o mundo. Apesar dos seus US$ 109 mil milhões de activos, a PDVSA estaria a ponto falir e de cavar a tumba de Hugo Chávez. O império e a...