Encontro Internacional de
Partidos Comunistas e Operários

Declaração sobre o Kosovo

«Os Partidos Comunistas e Operários presentes em Lisboa a 16 de Fevereiro de 2008 por ocasião da Reunião do Grupo de Trabalho do «Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários debateram os desenvolvimentos no que concerne à iminente declaração unilateral de independência do Kosovo, promovida pelos Estados Unidos da América, NATO e União Europeia, e consideram que:
«Um tal passo - que viola frontalmente o direito internacional e as resoluções das Nações Unidas sobre esta questão - terá graves consequências para a região do Balcãs e a nível internacional.
«Representa um grave perigo para os povos, desencadeando alterações de fronteiras, ameaçando lançar toda a região numa nova espiral de conflitos, guerras e intervenções internacionais, e criando um perigoso precedente internacional.
«Os nossos Partidos opõem-se à secessão do Kosovo da República da Sérvia. Exigem aos governos dos seus países que se abstenham de reconhecer a independência do Kosovo bem como de enviar tropas para a região».


Mais artigos de: Internacional

O pseudo-Estado do Kosovo

A declaração unilateral de independência da província sérvia do Kosovo, a 17 de Fevereiro, abre mais uma caixa de Pandora na conturbada situação dos Balcãs.

Sobre a declaração unilateral de <br>independência do Kosovo

Face à declaração unilateral de independência da província sérvia do Kosovo, o Partido Comunista Português expressa a sua firme condenação desta decisão ilegal que constitui um grave precedente no plano do direito internacional e afirma a sua inquietação pelas consequências que este passo poderá ter para a região, a...

Cuba prossegue caminho revolucionário

Fidel Castro anunciou que não aceitará uma nova nomeação para o cargo de Presidente do Conselho de Estado, revelando que neste momento deseja «apenas combater como um soldado das ideias».

Marrocos reprime

As autoridades marroquinas têm em marcha uma operação repressiva nos territórios ocupados do Saara Ocidental. O objectivo é impedir manifestações independentistas no aniversário da proclamação da República Árabe Saaráui Democrática, que se assinala a 27 de Fevereiro.Sexta-feira, na cidade de Salé, Dahmi Rahma foi detida...

Exxon-Mobil, piratas petroleiros

Partiu da Reuters a notícia de que a Exxon-Mobil forçara o congelamento de US$ 36 mil milhões de activos de PDVSA, a petrolífera venezuelana. A informação viajou vertiginosa por todo o mundo. Apesar dos seus US$ 109 mil milhões de activos, a PDVSA estaria a ponto falir e de cavar a tumba de Hugo Chávez. O império e a...