Hospital de Chaves

Governo encerra Maternidade

A despromoção do Hospital de Chaves, que a «sentença de óbito» decretada pelo Governo à sua Maternidade representa, está a preocupar a organização de Boticas do PCP, que alerta para a profunda crise que o mundo rural já atravessa com o encerramento de escolas e outras infra-estruturas essenciais ao desenvolvimento e manutenção da vida nas aldeias.
Em nota à comunicação social, o PCP manifesta a sua «profunda indignação» por este novo acto atentatório dos mais elementares direitos à saúde, bem estar e qualidade de vida das populações, e reclama do Ministério da Saúde «o cumprimento dos preceitos constitucionais em matéria de saúde pública». Ou seja, «que melhore as condições e a qualidade de funcionamento da Maternidade de Chaves e reveja a decisão do seu encerramento». Aliás, o PCP lembra que o encerramento da Maternidade obriga as mães em serviço de parto a uma deslocação de mais de 100 km, das aldeias da região do Barroso até à maternidade de Vila Real.
O encerramento da Maternidade de Chaves representa ainda, diz a Organização de Boticas, mais um passo no sentido da desqualificação da Urgência Médico-cirúrgica do Hospital de Chaves, para além de um novo atentado ao Serviço Nacional de Saúde. Não aceita, por isso, que este processo culmine no encerramento, ainda que parcial, do Bloco da Urgência e apela à população do Alto Tâmega para que manifeste o seu descontentamento por mais esta ofensiva do Governo contra direitos conquistados com o 25 de Abril.


Mais artigos de: PCP

Os direitos defendem-se assim

Cerca de três mil pessoas concentraram-se, sábado, junto ao hospital de Anadia em mais uma acção de protesto contra o encerramento do serviço de urgência. Jerónimo de Sousa esteve presente e apelou à continuação da luta.

Impõe-se um modelo público

Após o anúncio pelo Governo de que a localização novo aeroporto de Lisboa seria no Campo de tiro de Alcochete, o PCP, através do seu Gabinete de Imprensa, defendeu para o mesmo um modelo público de financiamento, construção, gestão e exploração.

Situação preocupante

Segundo dados da Segurança Social, o número de beneficiários do rendimento de inserção no Distrito de Setúbal cresceu 39% no último ano. Entretanto, o número de falências de empresas, entre 2000 e 2007, aumentou em 190% e a taxa de desemprego situa-se nos 8,82%, o que, segundo dados do Instituto de Emprego e Formação...

«Marcha- Liberdade e Democracia»

Na aplicação das leis anti-democráticas sobre os partidos e do seu financiamento, da responsabilidade do PS e PSD, o Tribunal Constitucional solicitou o accionamento do preceito da lei dos partidos de fazerem prova de que têm mais de cinco mil membros.Tal solicitação logo acompanhada, no plano público, de pronunciamentos...

Contactos da Editorial Avante

A Editorial Avante tem novos contactos telefónicos. Para qualquer informação ou resolução de problema, poderá, desta forma, utilizar os números 218161760 ou 218161768.