Setúbal

Situação preocupante

Segundo dados da Segurança Social, o número de beneficiários do rendimento de inserção no Distrito de Setúbal cresceu 39% no último ano. Entretanto, o número de falências de empresas, entre 2000 e 2007, aumentou em 190% e a taxa de desemprego situa-se nos 8,82%, o que, segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, corresponde a mais de 32.000 trabalhadores.
Trata-se de uma situação preocupante para a Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP que, no passado dia 9, deslocou uma delegação aos Estaleiros Navais da Lisnave (Mitrena), para contacto com os trabalhadores da Gestnave e Erecta. Esta visita, que teve a participação de Jerónimo de Sousa, integrou-se numa acção de continuada denúncia e solidariedade do PCP para com estes trabalhadores. Aliás, recentemente, na Assembleia da República, o secretário-geral do PCP confrontou o primeiro-ministro com esta gravíssima situação, mas este... simplesmente ignorou!
De facto, findo o Protocolo estabelecido em 1997 entre o Governo PS e o Grupo Mello/accionistas da Lisnave, paira agora a ameaça de desemprego sobre 209 trabalhadores da empresa do Estado Gestnave, apesar de aquele Protocolo prever 1300 trabalhadores para a Lisnave neste momento, obrigação que não está a ser cumprida. Enquanto isto, o Estaleiro – que tem vindo a aumentar os seus lucros – mantém 12 navios a aguardar reparação, acumulando os prejuízos resultantes do atraso na laboração, com o objectivo único de precarizar os vínculos laborais.
Em nota à comunicação social, a DORS mostra-se igualmente preocupada com a situação de cerca de 100 trabalhadores da Lusosider, em Paio Pires, ameaçados de despedimento; com a situação dos trabalhadores da AP, no Barreiro, empresa que mantém a laboração suspensa desde Novembro; e com os trabalhadores da Unidos Panificadores de Setúbal e do Bingo de Setúbal, com salários em atraso e os postos de trabalho em risco.


Mais artigos de: PCP

Os direitos defendem-se assim

Cerca de três mil pessoas concentraram-se, sábado, junto ao hospital de Anadia em mais uma acção de protesto contra o encerramento do serviço de urgência. Jerónimo de Sousa esteve presente e apelou à continuação da luta.

Impõe-se um modelo público

Após o anúncio pelo Governo de que a localização novo aeroporto de Lisboa seria no Campo de tiro de Alcochete, o PCP, através do seu Gabinete de Imprensa, defendeu para o mesmo um modelo público de financiamento, construção, gestão e exploração.

Governo encerra Maternidade

A despromoção do Hospital de Chaves, que a «sentença de óbito» decretada pelo Governo à sua Maternidade representa, está a preocupar a organização de Boticas do PCP, que alerta para a profunda crise que o mundo rural já atravessa com o encerramento de escolas e outras infra-estruturas essenciais ao desenvolvimento e...

«Marcha- Liberdade e Democracia»

Na aplicação das leis anti-democráticas sobre os partidos e do seu financiamento, da responsabilidade do PS e PSD, o Tribunal Constitucional solicitou o accionamento do preceito da lei dos partidos de fazerem prova de que têm mais de cinco mil membros.Tal solicitação logo acompanhada, no plano público, de pronunciamentos...

Contactos da Editorial Avante

A Editorial Avante tem novos contactos telefónicos. Para qualquer informação ou resolução de problema, poderá, desta forma, utilizar os números 218161760 ou 218161768.