Nota da Direcção Regional de Santarém

A propósito do comportamento da deputada e vereadora da Câmara Municipal de Santarém Luísa Mesquita, a quem o PCP retirou a sua confiança política, a Direcção da Organização Regional de Santarém emitiu, no passado dia 24 de Outubro, o comunicado que a seguir se transcreve:

«A Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP, reunida hoje, apreciou, para além de matérias relativas à actualidade política e às tarefas do Partido, os desenvolvimentos relativos às atitudes e comportamentos partidários de Luísa Mesquita.
A situação criada de desrespeito por princípios estatutários e de violação de compromissos políticos e éticos, a intolerável recusa em participar nas reuniões e nas jornadas parlamentares do Grupo Parlamentar a que pertence, bem como no trabalho parlamentar para que foi destacada e ainda a assumida postura de afrontamento e de confronto com o Partido de que o episódio das últimas jornadas foi exemplo, com graves prejuízos para a actividade e imagem do Partido no plano nacional e em Santarém, justifica integralmente a decisão adoptada pelo Secretariado do Comité Central do PCP de retirar a Luísa Mesquita a confiança política para o exercício dos cargos públicos para os quais foi eleita em representação do PCP: deputada na Assembleia da República e vereadora da Câmara Municipal de Santarém.
Acompanhando integralmente quer as apreciações quer as decisões adoptadas pelo Secretariado do Comité Central, a DORSA decidiu mandatar os seus organismos executivos para uma avaliação definitiva do posicionamento partidário e do reiterado desrespeito por regras e princípios de funcionamento do PCP por parte de Luísa Mesquita.
Neste sentido, a DORSA aprovou uma resolução em que delega no seu Secretariado as competências bastantes para proceder ao andamento de eventuais procedimentos disciplinares que vierem a ser decididos.»


Mais artigos de: PCP

Gouveia prepara Conferência

A Comissão Concelhia de Gouveia de PCP promoveu, no passado dia 20, no âmbito da Conferência Nacional sobre Questões Económicas e Sociais a realizar a 24 e 25 deste mês, uma reunião plenária de militantes que debateu os problemas do concelho, nomeadamente o desemprego, a desertificação, o envelhecimento populacional e o...

Uma verdadeira afronta

As organizações do PCP prosseguem a análise ao PIDDAC 2008, considerando a maioria delas que não corresponde minimamente às necessidades das respectivas regiões.A Direcção da Organização Regional de Bragança chega a considerar este PIDDAC como «uma afronta ao Distrito de Bragança», cujos índices demográficos, económicos,...

Por um novo modelo de desenvolvimento!

No comício realizado em Sines, no âmbito da campanha «Basta de injustiças! Mudar de política para uma vida melhor!», Jerónimo de Sousa reafirmou a necessidade de um novo rumo para Portugal.

Construtores convivem

No sábado, 20, o «Restaurante de Apoio» da Quinta da Atalaia encheu-se com cerca de uma centena de construtores da Festa do Avante!. A iniciativa, que pariu da Célula da Festa, constou de um almoço de confraternização, onde Alexandre Araújo, membro da Comissão Política e responsável pela festa fez uma breve intervenção...

<em>O Militante</em>

Começa hoje a ser distribuído o número de Novembro/Dezembro de «O Militante!», desta vez com um destacável comemorativo do 90.º aniversário da Revolução de Outubro.«Revolução de Outubro – Erro ou necessidade histórica?», de Domingos Abrantes, «A influência internacional da Revolução de Outubro», de Jorge Cadima, «A...

Má para o País e para os portugueses

A Coordenadora Nacional do PCP para o Sector Bancário considerou, na passada sexta-feira, que o Governo não pode alhear-se da fusão amigável do BCP no BPI, já que se trata de uma «decisão grave para o País».