Gouveia prepara Conferência

A Comissão Concelhia de Gouveia de PCP promoveu, no passado dia 20, no âmbito da Conferência Nacional sobre Questões Económicas e Sociais a realizar a 24 e 25 deste mês, uma reunião plenária de militantes que debateu os problemas do concelho, nomeadamente o desemprego, a desertificação, o envelhecimento populacional e o abandono a que os sucessivos governos o têm votado. Mas também o risco de encerramento do SAP, as deficiências estruturais do edifício do Novo Centro de Saúde de Gouveia (ainda por inaugurar!), a ameaça do encerramento de escolas em algumas freguesias do concelho e o processo em curso de privatização do abastecimento público de água concelhio são motivo de preocupação para os comunistas, como as várias intervenções referiram.
Quanto à questão do Turismo, a conclusão do plenário foi de que «não existe uma estratégia integrada e sustentável para o desenvolvimento da actividade turística do concelho por parte dos dirigentes camarários». Estes procuram potenciar Gouveia unicamente através do Turismo de Neve, com a promoção avulso de eventos «que pouco ou nada têm a ver com a autenticidade do concelho» e «pouco ou nada dinamizam o comércio local», neles praticamente não envolvendo as colectividades e a população do concelho.
Ainda sobre o Turismo, e com vista à dinamização da economia local, os comunistas defendem um «modelo» que privilegie a diversificação da oferta de produtos turísticos, com integração do Turismo em Espaço Rural, Patrimonial, Ambiental, Cultural, Gastronómico e Vitivinícola.
Por fim, os participantes elegeram como representantes do concelho de Gouveia à Conferência Nacional Nuno Abreu como delegado efectivo e Fernanda Bernardo como suplente.


Mais artigos de: PCP

Uma verdadeira afronta

As organizações do PCP prosseguem a análise ao PIDDAC 2008, considerando a maioria delas que não corresponde minimamente às necessidades das respectivas regiões.A Direcção da Organização Regional de Bragança chega a considerar este PIDDAC como «uma afronta ao Distrito de Bragança», cujos índices demográficos, económicos,...

Por um novo modelo de desenvolvimento!

No comício realizado em Sines, no âmbito da campanha «Basta de injustiças! Mudar de política para uma vida melhor!», Jerónimo de Sousa reafirmou a necessidade de um novo rumo para Portugal.

Construtores convivem

No sábado, 20, o «Restaurante de Apoio» da Quinta da Atalaia encheu-se com cerca de uma centena de construtores da Festa do Avante!. A iniciativa, que pariu da Célula da Festa, constou de um almoço de confraternização, onde Alexandre Araújo, membro da Comissão Política e responsável pela festa fez uma breve intervenção...

<em>O Militante</em>

Começa hoje a ser distribuído o número de Novembro/Dezembro de «O Militante!», desta vez com um destacável comemorativo do 90.º aniversário da Revolução de Outubro.«Revolução de Outubro – Erro ou necessidade histórica?», de Domingos Abrantes, «A influência internacional da Revolução de Outubro», de Jorge Cadima, «A...

Nota da Direcção Regional de Santarém

A propósito do comportamento da deputada e vereadora da Câmara Municipal de Santarém Luísa Mesquita, a quem o PCP retirou a sua confiança política, a Direcção da Organização Regional de Santarém emitiu, no passado dia 24 de Outubro, o comunicado que a seguir se transcreve:«A Direcção da Organização Regional de Santarém...

Má para o País e para os portugueses

A Coordenadora Nacional do PCP para o Sector Bancário considerou, na passada sexta-feira, que o Governo não pode alhear-se da fusão amigável do BCP no BPI, já que se trata de uma «decisão grave para o País».