Homenagem a Adriano

A Câmara de Lisboa atribuiu a Adriano Correia de Oliveira a medalha de ouro da cidade, a título póstumo. A autarquia aprovou, igualmente, a atribuição do nome de Adriano Correia de Oliveira à escola 181, nos Olivais, freguesia lisboeta onde viveu. Foi ainda aprovada uma recomendação à comissão de toponímia para que seja atribuída a uma rua de Lisboa o nome do cantor.
Anteontem, na Sociedade Voz do Operário, em Lisboa, José Fanha, Carlos Paulo e Maria do Céu Guerra leram poemas que Adriano Correia de Oliveira cantou. Foi ainda inaugurada uma exposição sobre o músico.
Hoje, no mesmo local, decorrerá o espectáculo «25 anos - 25 canções», que contará com a presença, entre outros, de Amélia Muge, Fausto, Fernando Tordo, Brigada Victor Jara, o padre Francisco Fanhais, Manuel Freire, Janita Salomé, Luís Represas, Pedro Abrunhosa, Paulo Carvalho e um grupo de guitarra e cantares de Coimbra.
No dia em que se assinalou os 25 anos da morte do cantor, terça-feira, o PCP associou-se «a todos aqueles que assinalam a obra e o papel de Adriano na música portuguesa».
«Para os comunistas fica a testemunho e a obra do grande homem, artista e revolucionário que Adriano foi, pelo que a mais justa homenagem que lhe pode ser prestada é dar continuidade à luta e às causas que ao longo da sua vida abraçou», lê-se numa nota do Gabinete de Imprensa do PCP.


Mais artigos de: Nacional

Programação extraordinária

Centenas de pessoas participaram, sábado, na apresentação do programa da Companhia de Teatro de Almada. Textos de José Saramago e Fernando Pessoa são o grande destaque para a temporada 2007-2008.

Falta de transparência na Câmara do Porto

A CDU do Porto classificou de «insultuosas» as declarações de Rui Rio sobre a concessão do Teatro Rivoli, afirmando que «caiu por terra» a credibilidade do presidente da Câmara do Porto.

CDU é a alternativa para o concelho da Maia

Na Maia, concelho ininterruptamente governado por duas maiorias absolutas de direita, existem graves problemas estruturais. Para contrariar esta situação, realizou-se, no ínicio do mês, no Auditório da Junta de Freguesia de Milheirós, um Encontro da CDU, onde se fez um balanço da situação política do municipio e dos seus...

Mais IMI: pior vida em Lisboa

É certo e sabido que, com o aumento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de que se fala, mais e mais populações vão ser obrigadas a sair de Lisboa. A cidade perdeu nos últimos tempos parte significativa dos seus residentes. Com esta anunciada decisão da Câmara de Lisboa, maior ainda vai ser o êxodo. Mas não só por...

Deficientes em congresso

Realiza-se no sábado, dia 20, no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita, o 9.º Congresso Nacional de Deficientes, que abordará matérias relacionadas com direitos humanos, igualdade de oportunidades, inclusão, emprego, saúde, reabilitação, transportes, acessibilidades, educação, cultura, corte financeiro às...