Menos escolas em Coimbra

O ano lectivo iniciou-se com menos oito escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico em Coimbra. A acusação é da Comissão Concelhia do PCP que, em conferência de imprensa realizada no dia 19, responsabiliza o Governo e a Câmara Municipal pelo sucedido. Em sua opinião, a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) decidiu e a Câmara Municipal concordou.
Mais uma vez, este tipo de processos decorreu sem que a comunidade educativa do concelho tivesse sido envolvida ou consultada pelas autoridades, «salvo uma ou outra situação».
Os comunistas denunciam ainda a «discrição» com que o Governo pretendia efectuar esta operação. Não fosse a campanha de alerta e esclarecimento que a Comissão Concelhia comunista levou a cabo desde Abril sob o lema «Contra o encerramento de escolas – por melhores escolas perto de casa» e de uma recolha de assinaturas e muita gente não tomaria conhecimento atempadamente que as escolas onde estudam os seus filhos estavam prestes a encerrar.
No âmbito desta campanha, o PCP colocou cartazes e faixas junto a vinte escolas assinaladas para encerramento. Com estas acções, «muitos foram os pais que deram voz ao seu protesto», envolvendo as populações e contaram, em alguns casos, com o apoio de juntas de freguesia. As exigências das populações, realçam os comunistas, chegaram à DREC e à Câmara e Assembleia Municipal.
O PCP destaca ainda que «de todos os que neste movimento se envolveram, apenas os de Andorinha viram a sua escola encerrada». Mas o protesto não parou, realça, «até porque alguém decidiu, mais uma vez sem os ouvir, que a escola de acolhimento seria a 12 quilómetros e fora da freguesia».


Mais artigos de: PCP

Encontrar as respostas adequadas

Depois de aprovado pelo Comité Central o texto-base, prossegue a preparação da Conferência Nacional sobre Questões Económicas e Sociais. Anteontem realizou-se uma audição na qual se recolheram importantes contributos.

PCP propõe suspensão por seis meses

O PCP exige a suspensão por seis meses da vigência do Código do Processo Penal «de forma a impedir efeitos perversos que decorrem da aplicação» de algumas das suas disposições.

Situação social degrada-se

Os incentivos fiscais anunciados pelo Governo estão muito longe de compensar «as medidas negativas» que têm sido tomadas contra as regiões do interior, e que afectam particularmente o distrito da Guarda, diz a Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP, a propósito da ida ao distrito de membros do Governo,...

Exposição de Artes Plásticas

Na próxima terça-feira, 2, é inaugurada, no Museu da Cidade uma Exposição de Artes Plásticas, com obras do acervo de arte do Sector Intelectual de Lisboa do PCP.A exposição, que estará patente ao público até 30 de Outubro, contou com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, através da Divisão de Museus e Palácios /...