60 anos do FMJE comemorados em Caracas

As comemorações do 60.º aniversário do Movimento dos Festivais Mundiais da Juventude e dos Estudantes decorreu entre quinta-feira e domingo, em Caracas. Na iniciativa – promovida pela Federação Mundial da Juventude Democrática, actualmente presidida pela JCP – participaram mais de mil jovens de dezenas de países.
O Secretariado da JCP considera esta iniciativa particularmente importante, «dado o contexto que se vive no mundo, momento em que, por um lado, as administrações das potências imperialistas intensificam a agressividade da ofensiva contra os povos e, por outro lado, as forças de resistência e o projecto de transformação social avançam na conquista de mais sólidas e consistentes posições, fazendo da esperança milenar da humanidade de um mundo de paz e progresso para todos cada vez mais uma realidade».
Os jovens comunistas destacam a «solidariedade, convívio, troca de experiências e discussão para os representantes das muitas organizações juvenis que nos seus países lutam diariamente contra o imperialismo, pela paz e pela transformação social».
O primeiro Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes realizou-se em 1947, em Praga, na Checoslováquia. O último teve lugar na Venezuela, em 2005.


Mais artigos de: Juventude

No caminho da Universidade do Sul

A constituição da Universidade do Sul foi uma das questões mais discutidas durante o Encontro Latinoamericano de Movimentos Estudantis, que terminou no sábado, na Venezuela.Em cima da mesa estiveram propostas de datas para a consolidação das primeiras escolas, o planeamento dos programas de formação, a delimitação dos...