Observatório é inaugurado sábado

Constância mais perto do Sol

Um observatório solar, único na Península Ibérica, é inaugurado sábado na «Astrofesta 2007», em Constância.
Este observatório solar, da iniciativa da Câmara Municipal de maioria CDU, que nele investiu 60 mil euros, para além de constituir «um importante apoio para o conhecimento geral de como o sol produz a energia que chega à terra», permitirá «complementar matérias estudadas em algumas disciplinas dos ensino básico e secundário».
É essa a convicção do astrónomo Máximo Ferreira, director do Centro de Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia -, para quem a «Astrofesta» assume uma particular importância, «não só por ocorrer no ano dedicado mundialmente ao estudo do sol - ano heliofísico internacional - mas também pelo facto de inaugurar, na ocasião, um laboratório dedicado ao estudo do sol, equipamento único na Península Ibérica».
No decurso do evento, além de poderem utilizar esta peça, «a mais delicada de todas», segundo declarou o astrónomo à Lusa, os participantes terão oportunidade de frequentar um mini-curso de astronomia, assistir a sessões de planetário ou «passear pelo céu, olhando as estrelas directamente e ouvindo contar algumas histórias que os nossos antepassados lhe associavam».
Do programa da «Astrofesta» constam ainda várias conferências proferidas por investigadores, astrofísicos e universitários.


Mais artigos de: Nacional

Divulgar a obra de Manuel Ribeiro de Pavia

Manuel Ribeiro de Pavia, pintor neo-realista nascido em Pavia, é alvo, este ano, das comemorações do centenário do seu nascimento, com um vasto programa de iniciativas da responsabilidade da Câmara de Mora e da Junta de Freguesia de Pavia.

Utentes do Porto contra «Nova Rede»

O Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (MUT-AMP) vai realizar, no dia 1 de Outubro, uma manifestação para assinalar os nove meses da «desastrada implementação» da «Nova Rede» da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).Nos meses de Agosto e Setembro, o MUT-AMP vai promover uma...

Seixal cresce à volta da baia

A pé, de bicicleta, de patins ou em passo de corrida, todas as maneiras são boas para percorrer os quase dois quilómetros do passeio ribeirinho situado junto à baía entre a Arrentela e o Seixal.Inaugurado há quase dois anos, em Setembro de 2005, o troço entre a Quinta da Fidalga, na Arrentela, e a Fábrica da Mundet, no...