Utentes do Porto contra «Nova Rede»

O Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (MUT-AMP) vai realizar, no dia 1 de Outubro, uma manifestação para assinalar os nove meses da «desastrada implementação» da «Nova Rede» da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).
Nos meses de Agosto e Setembro, o MUT-AMP vai promover uma campanha de esclarecimento e mobilização em torno da defesa dos transportes públicos que satisfaça as necessidades dos cidadãos.
«O MUT-AMP vai prosseguir as suas actividades visando a defesa do inalienável direito à mobilidade dos utentes dos transportes públicos da Área Metropolitana de Porto e não se intimidará com pressões, constrangimentos e ameaças mobilizando os utentes na defesa dos seus direitos», evocaram, em conferência de imprensa, os utentes.
Dando razão à sua luta, o MUT-AMP promoveu, recentemente, um inquérito aos utentes da STCP com uma amostra significativa (1400 entrevistas validadas), em que 95 por cento dos inquiridos manifestaram o seu desagrado pela «Nova Rede» considerando que a mesma lhe tinha causado prejuízos pessoais.
«Os utentes sabem muito bem que o aumento das validações dos títulos de transporte não é indicador rigoroso que justifique o acréscimo do número de passageiros já que uma das características da «Nova Rede» foi a introdução da necessidade de transbordo resultante da extinção e encurtamento de percursos e itinerários», acentua o movimento de utentes, respondendo a «balanço falacioso» efectuado, entretanto, pelo Conselho de Administração da STCP.
Relativamente aos 200 autocarros movidos a gás natural e que são, por essa mesma razão, «amigos do ambiente», o MUT-AMP lamenta, no entanto, que há cada vez menos a servir a Baixa da cidade, logo as pessoas recorrem aos carros e acabam por poluir mais.


Mais artigos de: Nacional

Divulgar a obra de Manuel Ribeiro de Pavia

Manuel Ribeiro de Pavia, pintor neo-realista nascido em Pavia, é alvo, este ano, das comemorações do centenário do seu nascimento, com um vasto programa de iniciativas da responsabilidade da Câmara de Mora e da Junta de Freguesia de Pavia.

Seixal cresce à volta da baia

A pé, de bicicleta, de patins ou em passo de corrida, todas as maneiras são boas para percorrer os quase dois quilómetros do passeio ribeirinho situado junto à baía entre a Arrentela e o Seixal.Inaugurado há quase dois anos, em Setembro de 2005, o troço entre a Quinta da Fidalga, na Arrentela, e a Fábrica da Mundet, no...

Constância mais perto do Sol

Um observatório solar, único na Península Ibérica, é inaugurado sábado na «Astrofesta 2007», em Constância. Este observatório solar, da iniciativa da Câmara Municipal de maioria CDU, que nele investiu 60 mil euros, para além de constituir «um importante apoio para o conhecimento geral de como o sol produz a energia que...