Rússia

Putin inaugura sistema anti-aéreo

Depois da suspensão do Tratado de Forças e Armas Convencionais na Europa, o presidente russo apresentou oficialmente o novo sistema de defesa anti-aéreo da Rússia, o qual deverá estar completamente operacional nos próximos oito anos. A medida é a resposta do Kremlin ao projecto norte-americano de instalação de um sistema de mísseis na Polónia e de radares na República Checa.
Em visita à recentemente inaugurada estação de radares de São Petersburgo, Vladimir Putin deu a conhecer os últimos projectos de Moscovo em matéria de defesa. Neles se inclui a nova estrutura militar, cuja capacidade de monitorização abrange uma área compreendida entre o Norte do continente africano e o Pólo Norte. Putin destacou ainda o facto de toda a estrutura e respectivos materiais terem sido criados e produzidos no país, sinal de que a reafirmação da Rússia como potência militar e económica ao nível mundial está em crescendo.
Entretanto, segunda-feira, cerca de 20 especialistas militares norte-americanos chegaram à República Checa visando a inspecção do local onde se prevê que seja instalado o radar militar do Pentágono na região.
Durante uma semana de trabalhos no terreno, os norte-americanos deverão iniciar os processos conducentes à instalação da estrutura, a qual ficará a cerca de 60 quilómetros da capital do país, Praga.
O projecto gera fortes protestos das populações, dos comunistas e de parte dos eleitos do Partido Social-Democrata no parlamento checo.


Mais artigos de: Internacional

Império com pés de barro

Bush é o presidente norte-americano com a maior taxa de desaprovação da história dos EUA. A política da guerra, da agressão e as medidas antipopulares estão na base do repúdio generalizado.

Fretilin devolve acusações

A Fretilin condenou, domingo, a violência crescente em Timor mas rejeitou as acusações de levantamento armado no país.

Começou a batalha do Árctico

Canadianos, russos, dinamarqueses, noruegueses e norte-americanos deram início ao que pode vir a ficar conhecida como a batalha do Árctico. A disputa da soberania sobre uma parte ou a totalidade daquele Círculo Polar tem como objectivo garantir o acesso aos recursos naturais ali existentes.Três das cinco nações...

Estatuto sem acordo

Representantes dos EUA, da UE e da Rússia deslocaram-se, durante o fim-de-semana, a Belgrado e Pristina, capitais da Sérvia e da província sérvia do Kosovo, respectivamente, com o objectivo de discutirem com os responsáveis políticos locais o futuro da região. O alemão Wolfgang Ischinger (UE), o russo Aleksander...

<em>Africom</em> em marcha

Até ao próximo mês de Outubro, o Pentágono vai convidar representantes de mais de 30 países africanos para discutir o plano de estabelecimento no continente de um comando militar unificado, cujo objectivo é «participar em missões humanitárias» e «prevenir conflitos».A iniciativa, chamada Africom, terá, para já, como...