Detidos em Guantánamo

Brown pede libertação

O governo britânico liderado pelo novo primeiro-ministro, Gordon Brown, alterou a sua posição em relação a cinco detidos na base militar norte-americana de Guantánamo, Cuba, solicitando à Casa Branca a sua libertação.
O anterior executivo de Tony Blair tinha recusado fazer tal pedido, alegando que os cinco indivíduos não tinham nacionalidade britânica.
Agora, o Ministério dos Assuntos Exteriores britânico evoca o estatuto de refugiado e as autorizações de residência concedidos a estes cidadãos antes da sua detenção para fundamentar o pedido dirigido à secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice.
Em comunicado, o governo britânico «felicita-se com os novos passos dados pelo governo norte-americano para reduzir o número de detidos em Guantánamo com vista ao encerramento deste centro de detenção».


Mais artigos de: Europa

Greve dos ferroviários proibida

O Tribunal do Trabalho de Nuremberga colocou-se ao lado da administração da Deustche Bahn e do governo alemão, interditando, na véspera do seu início, a greve convocada para dia 9 pelo sindicato dos maquinistas.

Jogo baralhado

O primeiro-ministro polaco, Jaroslaw Kaczynski, anunciou, no sábado, 11, a realização de eleições legislativas antecipadas, possivelmente em Outubro, dois anos depois de os conservadores terem chegado ao poder coligados com a extrema-direita.

Alemanha encerra minas

O governo federal alemão decidiu, dia 8, encerrar completamente a laboração das minas de carvão de Ruhr e do Sarre até 2018. O ministro-presidente da Renânia do Norte-Vestefália, o democrata-cristão Jürgen Rüttgers, congratulou-se com a decisão qualificando-a como «histórica para a indústria alemã».O plano de...

Uma visita aos Açores

Uma visita aos Açores, com a beleza ímpar e diversificada das suas ilhas e a hospitalidade da sua população, é sempre «a realidade de um sonho», como se afirma num documento de divulgação da Ilha das Flores, embora, às vezes, se descubram contradições gritantes, como aconteceu também agora, na visita que fiz no passado...