Emigrantes manifestam-se em Lisboa

Contra o encerramento de consulados

No seguimento dos protestos que se realizaram em Paris e em outras cidades francesas, os emigrantes portugueses vão, desta vez, se manifestar em Lisboa, no próximo dia 9 de Agosto, na Praça do Rossio. Esta acção tem como objectivo protestar contra a intenção do Governo de encerrar quatro consulados de Portugal em França: os das áreas de Nogent-sur-Marne, Versalhes, Orleães e Tours e concentrar todos os emigrantes dessas áreas e todos os serviços, num único consulado, o de Paris.
Em França, estes consulados, que prestam um serviço público essencial a mais de 500 mil portugueses, abrangem uma zona geográfica superior a todo o território de Portugal, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Os argumentos do Governo português prendem-se, segundo o secretário de Estado das Comunidade, António Braga, com a «necessidade de redução da despesa pública com os consulados» e «por falta de funcionários e de meios técnicos».
O Colectivo de Defesa dos Consulados de Portugal em França, que organiza o protesto, contraria tais argumentos e acusa o Executivo PS de vender «gato por lebre». «É desta forma que conta esconder as suas responsabilidades, as suas verdadeiras intenções e ainda o facto de estar a defraudar promessas que fez aos emigrantes», acusa.
Neste sentido, a Associação de Reencontro dos Emigrantes, que se associa a este protesto, a par de muitas outras, na sua pagina de internet www.emigrantes.org, apela à participação na manifestação de dia 9 de Agosto.
«A indiferença do Governo face às nossas justas reivindicações, merece uma mobilização massiva e pujante dos emigrantes que representam mais de um terço da população portuguesa», acentua a associação de emigrantes.


Mais artigos de: Nacional

Um filtro na elitização

O balanço oficial dos exames nacionais do Ensino Secundário confirma que estes apenas servem para filtrar os estudantes com menos condições, pois o sistema de ensino e os métodos de avaliação estão feitos, não para quem quer, mas para quem pode.

O mundo entre a praia e o castelo

Músicos dos cinco continentes juntaram-se em Sines, entre 20 e 28 de Julho, na 9.ª edição do Músicas do Mundo, iniciativa que mais que um festival foi um encontro de culturas.

CDU exige transportes de substituição

Está interrompida a circulação do eléctrico 18 durante o mês de Agosto. Esta carreira já esteve por diversas vezes ameaçada porque a Carris, por razões economicistas, quis acabar com este serviço essencial.

APD acusa juntas médicas de «crueldade»

A comunicação social tem relatado inúmeros casos de funcionários públicos obrigados a regressar ao trabalho, quando, em virtude de patologias agudas, especialmente do foro oncológico, deveriam ser aposentados, mesmo em aposentação antecipada, cuja a concessão é competência de juntas médicas, especialmente constituídas...

Transportes escolares

A Câmara da Moita aprovou um Plano de Transportes Escolares para o ano lectivo 2007/08 que abrange os alunos que estudam no ensino básico, secundário e profissional, disponibilizando cerca de 275 mil euros para o efeito.«O valor estimado no Plano para o próximo ano lectivo (2007/2008) é de 273 749,94 euros, prevendo-se...