2º Encontro de Reformados de Setúbal

Envelhecer com direitos

Mais de cem reformados comunistas da Região de Setúbal, activistas ou dirigentes de diferentes associações de reformados e responsáveis do PCP por esta frente, participaram, no passado dia 16 de Junho, no 2º Encontro Regional de Setúbal, que se realizou no Seixal.
«Com o PCP continuar a luta, Envelhecer com direitos» foi o lema deste Encontro, que permitiu um debate muito vivo, que contou com mais de duas dezenas de intervenções, e após o qual os participantes aprovaram uma resolução política, que aponta um conjunto de medidas com vista ao reforço da organização do Partido e aumento da sua influência junto dos reformados, que na península de Setúbal representam cerca de 27% da população. Destes, 15% têm mais de 65 anos e 12% correspondem a trabalhadores de menos idade, empurrados para o desemprego e para as reformas antecipadas, em resultado da ofensiva do patronato e do grande capital, a que acresce, agora, a redução do valor das reformas e de outros importantes direitos no âmbito da segurança social.
Fernanda Mateus, membro da Comissão Política do PCP e responsável por esta frente, inseriu o Encontro nas linhas de orientação definidas pelo XVII Congresso, que apontam para o aprofundamento do conhecimento dos problemas e reivindicações dos reformados, pensionistas e idosos, para o alargamento da intervenção do Partido junto desta camada social e para o reforço do seu movimento unitário, com vista a garantir direitos fundamentais a uma vida com dignidade.
A finalizar, Margarida Botelho, membro da Comissão Política e responsável pela DORS, valorizou o papel das lutas de reformados, trabalhadores e populações como «poderosos avisos ao Governo contra a sua política de direita», contrária aos seus interesses e aos interesses do País.


Mais artigos de: PCP

O País precisa de indústria

Numa sessão realizada no dia 19, Jerónimo de Sousa defendeu que a indústria é fundamental para o desenvolvimento do País e reafirmou as propostas do PCP para este sector.

O País está menos justo!

O secretário-geral do PCP defendeu, no domingo, num piquenique/comício em Vale de Cambra, a realização de um referendo nacional sobre o tratado constitucional europeu, pressupondo o seu conhecimento e debate pelos portugueses, para que «não votem de cruz».

Jornadas Parlamentares do PCP

Subordinadas ao tema «A União Europeia e a Presidência Portuguesa», realizam-se amanhã, sexta-feira, as Jornadas Parlamentares do PCP.Contando com a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, os trabalhos têm início às 10h00, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.Estarão presentes os deputados...

PCP recebe Conselho de Reitores

Uma delegação do PCP recebeu anteontem, na Soeiro Pereira Gomes, a Comissão Permanente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.No encontro, realizado a pedido do Conselho de Reitores, participou Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, que estava acompanhado por Jorge Pires, membro da Comissão Política.