Alcatel-Lucent

Protestos invadem assembleia de accionistas

Várias centenas de trabalhadores da Alcatel-Lucent France manifestaram-se na sexta-feira, 1, frente ao Palácio dos Congressos em Paris, onde teve início a assembleia-geral do grupo franco-americano.
Pouco depois de começar a intervir, o presidente do grupo, Serge Tchuruk foi interrompido com vaias de dezenas de manifestantes que se introduziram na sala. A sessão ficou suspensa por mais de meia hora, só recomeçando após um representante sindical ter lido uma declaração, em que acusou a administração de destruir postos de trabalho, através da sua política de deslocalizações e encerramento de unidades em França.
Em Fevereiro passado, o fabricante de equipamentos de telecomunicações anunciou a decisão de eliminar 12 500 empregos em todo o mundo, dos quais cerca de 1500 em terras gaulesas, com o pretexto de reduzir custos em 1,7 mil milhões de euros.
Os trabalhadores denunciaram ainda as chorudas remunerações auferidas em 2006 pela directora-geral do grupo, Patrícia Russo ( 1,9 milhões de euros acrescidos de 390 mil euros em acções) e por Serge Tchuruk (2,5 milhões de euros acrescidos de uma indemnização de fim de contrato de 5,6 milhões de euros.


Mais artigos de: Europa

A guerra do G8

Cerca de 80 mil pessoas, oriundas de vários países europeus, confluíram, sábado, 2, na cidade portuária de Rostock, no norte da Alemanha, para participarem numa manifestação contra a cimeira do G-8, que reúne os países mais industrializados.

Expulsão iminente

O governo constituído pelo novo presidente de França, Nicolas Sarkozy, prepara-se para apresentar, em Julho, um projecto de lei sobre imigração que irá agravar a situação dos estrangeiros em situação irregular.

Checos contestam radar americano

Milhares de pessoas manifestaram-se no sábado, 2, no centro em Praga, República Checa, contra os planos norte-americanos de instalar um radar de rastreio no território do país, integrado no projecto de ampliação do escudo antimíssíl.A acção, segundo os organizadores, contou com mais de dois mil manifestantes, que...

Itália aumenta funcionários

Os funcionários públicos italianos conseguiram um aumento salarial médio de 101 euros por mês, com efeitos retroactivos a 1 de Fevereiro, após terem marcado greves para 1 e 4 de Junho, que acabaram por ser desconvocada.O acordo foi alcançado, na terça-feira, 29 de Maio, no final de uma longa negociação entre os...

Greve contra despedimentos

Os trabalhadores da France Telecom efectuaram, dia 31de Maio, uma greve fortemente participada contra o plano que prevê 22 mil despedimentos «voluntários» até 2009, ou seja, cerca de um quinto do total de efectivos que a empresa dispõe em França.A jornada de luta foi convocada por seis centrais sindicais que referem uma...

A ofensiva contra o trabalho

Vivemos uma época de forte ofensiva do capital contra trabalho. Os últimos 20 anos têm sido marcados pela regressão dos direitos económicos e sociais, pela forte redução das funções sociais do Estado e pela desregulamentação do trabalho e das relações laborais. O mundo, hoje, está mais desigual, tem mais desemprego, está...