Encontro Regional de Coimbra da JCP

Juventude em luta para cumprir Abril

O 6.º Encontro Regional de Coimbra da JCP realizou-se no Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Verride, no concelho de Montemor-o-Velho, no passado dia 4. «Juventude em Luta para cumprir Abril» foi o lema que juntou cerca de 35 jovens provenientes de vários pontos do distrito.
O Encontro Regional começou a ser preparado há vários meses, com a discussão do Projecto de Resolução Política que contou com um grande número de contributos e propostas de alteração de muitos militantes, tornando-o num documento construído de forma verdadeiramente colectiva.
A Resoluçõ Política aprovada inclui as orientações da JCP para a região de Coimbra, que passam pelo efectivo direito a uma educação pública, gratuita e de qualidade, pelo direito ao trabalho com direitos, à habitação, à cultura, ao desporto e a melhores condições ambientais.
Aponta-se também as necessidades em termos de organização, nomeadamente o reforço e o maior alargamento a nível regional da organização da JCP, o aumento da sua capacidade financeira, a mais regular venda e difusão da imprensa partidária e a potenciação da formação ideológica dos seus quadros e militantes.
Durante o encontro, foi eleita a nova Comissão Regional de Coimbra (estrutura intermédia de direcção), com 13 membros e uma média de idades de 16 anos, representando a ligação aos vários sectores e concelhos de actividade da JCP.
O 6.º Encontro Regional de Coimbra da JCP ficou ainda marcado pela estreita ligação à juventude e à sua luta durante o perído de preparação, com a pintura de seis murais, inúmeras distribuições de documentos em escolas e empresas e a realização de convívios e outras iniciativas que contaram com a participação de muitos jovens, membros ou não da JCP.
Como refere a Organização Regional de Coimbra em nota de imprensa, «nesta iniciativa saiu a certeza de que a JCP estará sempre com a juventude na defesa dos ideais e conquistas de Abril, pelo construir de uma sociedade mais justa e fraterna, sem exploradores nem explorados, uma sociedade socialista, rumo ao comunismo».
No final do encontro realizou-se um jantar e um concerto da banda «Sintoma».


Mais artigos de: Juventude

Concentração assinala Dia da Juventude

O Dia da Juventude, comemorado a 28 de Março, será assinalado pela Interjovem com uma concentração em Lisboa. Será um Dia Nacional de Luta dos Jovens Trabalhadores.

JCP reeleita para a FMJD

Sob o lema «Vamos reforçar a luta contra a exploração e agressão imperialista, pela paz, solidariedade e transformação social», realizou-se, entre os dias 10 e 13 de Março, a 17.ª Assembleia Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), em Hanoi, Vietname.Nesta assembleia participaram cerca de 60...

Pelo direito à habitação

A Praça da República, no Porto, foi palco de um protesto da JCP contra a extinção do Incentivo ao Arrendamento por Jovens (IAJ). Na iniciativa – realizada na tarde de segunda-feira – os militantes comunistas montaram tendas, representando as perspectivas habitacionais da maioria dos jovens portugueses. Foram ainda...

Pressões contra abaixo-assinado

Os estudantes do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), em Lisboa, estão descontentes com a situação na escola e lamentam as pressões por parte da direcção.

A vida difícil das estudantes-trabalhadoras

As estudantes-trabalhadoras sentem culpa pelo tempo que tiram à família ao conciliarem o emprego, o estudo e as actividades domésticas, conclui um estudo da autoria de Eva Temudo e Mónica Oliveira, apresentado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, na sexta-feira.O documento concluí...

40 mil deixam escola anualmente

Mais de 40 mil estudantes abandonam a frequência do terceiro ciclo do ensino básico e do secundário, todos os anos, no final do segundo período, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação, na semana passada.Entre 18 e 20 mil alunos deixam a escola no 7.º ano (15 por cento dos inscritos) e entre 20 e 25...