«Repórteres Sem Fronteira» sem Che

A justiça francesa proibiu a organização «Repórteres Sem Fronteiras» (RSF), com sede em Paris, França, de utilizar, na sua campanha contra Cuba a fotografia de Che Guevara feita por Alberto Díaz Gutiérrez, o Korba.
Diana Díaz Lopez, filha do fotógrafo que imortalizou a imagem de Che, exigiu recentemente ao Tribunal de Grande Instância de Paris que proibisse, com carácter de urgência, a utilização da fotografia para uma campanha, junto de turistas, contra Cuba. O juiz encarregue do processo ordenou ainda que a RSF pague mil euros por perdas e prejuízos à filha de Korba e determinou uma multa de 200 euros por cada imagem que voltar a ser usada.
Segundo Diana Diaz Lopes, Che Guevara, representava, e representa, um símbolo de luta e de futuro para o povo cubano, que em seu tempo Korba, e agora ela, tentam preservar.
Entretanto, Cuba acusou a RSF de ter ligações com a direita cubana em Miami. Segundo Rodney López Clemente, diplomata na Europa, o secretário-geral da RSF, Robert Ménard, «não tem moral para condenar Cuba». López Clement chamou ainda à atenção para o facto de a RSF não actuar da mesma forma com países onde jornalistas são sequestrados, torturados e assassinados.


Mais artigos de: Internacional

Bush mentiu para atacar o Iraque

Dos argumentos invocados por Washington e Londres para o ataque ao Iraque nada resta. Bush e Blair enjeitam culpas e arranjam um bode expiatório.

Um grito pan-africano

Joaquim Chissano, presidente de Moçambique, classifica a cimeira como «oportunidade histórica de complementar o trabalho iniciado com a libertação política».

«Não toquem nas nossas reformas!»

«Praticamente todos os dias são anunciados os graves perigos contidos nas propostas do governo suíço sobre as reformas da velhice», acusa Manuel Beja, Conselheiro das Comunidades Portuguesas na Suíça, denunciando a intenção do Conselho Federal que «pretende aumentar, por um lado, a idade da reforma para os 67 anos, e por...