Exposições, debates e concertos

Assinalar os 20 anos da morte de Zeca Afonso

O Núcleo do Norte da Associação José Afonso está a assinalar a passagem dos 20 anos da morte do cantor de «Grândola Vila Morena» com uma programa que inclui exposições, debates e concertos.
As actividades programadas iniciaram-se em Felgueiras, no sábado, data em que passaram os 20 anos da morte do cantor, com a inauguração de uma exposição dedicada à vida de José Afonso, na Casa do Povo de Longra.
Realizou-se ainda um concerto que contou com a presença de Francisco Fanhais, Tino Flores e os grupos «Erva de Cheiro», «Ajaforça» e «Hyubris». Foi ainda apresentado o novo disco dos «Erva de Cheiro», intitulado «Que viva o Zeca!», totalmente preenchido com temas do cantor.
As comemorações prosseguem durante todo o ano, tendo a iniciativa seguinte lugar no Clube Literário do Porto com vários debates e tertúlias previstos para período entre 14 e 17 de Fevereiro.
A 23 de Fevereiro inicia-se em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, a iniciativa «Guimarães canta Zeca Afonso», com a exposição «O que faz falta», cedida pelo Mundo da Canção (18h00) e o espectáculo «O Menino de Oiro» (21h30), uma teatralização da vida e obra de José Afonso dirigida por Gil Filipe.
No dia seguinte realizar-se-á, às 15h30, um concerto com a Banda Militar do Norte, seguindo-se, às 17h30, um debate com a participação de Hélder Costa, José Mário Branco, José António Gomes, Alípio de Freitas e Mário Barradas.
A jornada prossegue às 21h30 com um concerto do grupo ARDENTÍA, que antecede o espectáculo «Maio, maduro Maio», com Amélia Muge, João Afonso e José Mário Branco.
As iniciativas seguintes estão marcadas para Santa Maria da Feira (26 de Maio), Porto (Setembro/Outubro) e Arcos de Valdevez (último trimestre de 2007, com programas ainda em elaboração, a anunciar brevemente).



Mais artigos de: Nacional

PSD/CDS-PP prejudica bairros camarários

A CDU do Porto acusou o Executivo PSD/CDS-PP de estar a violar uma deliberação municipal de 2003 com os «aumentos brutais» das rendas dos bairros camarários anunciados para Março.

Ilegalidades na Câmara de Lisboa

Os eleitos do PCP na Câmara de Lisboa exigem que os negócios estabelecidos em 2005 pelo PSD com a Bragaparques, com a aprovação do CDS-PP, do PS e do BE, sejam declarados nulos.

Fixar os jovens no interior

Só no ano passado, a Câmara Municipal de Mora concedeu 30 mil euros em subsídios de apoio à natalidade, devido ao nascimento de 44 bebés naquele concelho. Segundo informou o município comunista, os apoios financeiros para incentivar o aumento da natalidade e fixar jovens casais no concelho começaram em Outubro de 2004, ano em que foram atribuídos quatro mil euros, por seis nascimentos.