Alenquer

CDU reassume pelouros

Depois de o PS ter aceite as reivindicações da CDU, José Manuel Catarino volta a assumir os seus pelouros na Câmara Municipal de Alenquer.

Independência e autonomia em relação ao PS

O vereador comunista e a CDU exigiam mais condições de trabalho, que acabaram por ser aceites pelo PS, que se comprometeu a ceder apoio técnico e administrativo, mais salas e um assessor político, revelou, na passada semana, José Manuel Catarino, em conferência de imprensa.
O eleito do PCP adiantou ainda que no Orçamento de 2007, que inviabilizara no início de Dezembro, foram acrescentados cinco mil euros para a área da saúde e 17 mil euros para as actividades cinegéticas, pelouros que estavam e voltam a estar a seu cargo.
Na primeira votação, o Orçamento foi chumbado com os votos contra dos três vereadores da coligação de direita «Pela Nossa Terra» e do vereador da CDU, já que o PS tem apenas três elementos no Executivo camarário, um dos quais o presidente, Álvaro Pedro.
Após o chumbo do documento, o vereador José Manuel Catarino alegou que não lhe foram dadas condições de trabalho e o PS de Alenquer rompeu o acordo pós-eleitoral com a CDU.
Já no final de Dezembro, após negociações entre as duas forças políticas, José Manuel Catarino absteve-se na segunda votação do Orçamento, viabilizando o documento.
A CDU explicou, entretanto, que foi feita uma adenda ao acordo estabelecido entre a CDU e o PS, em que os comunistas exigem discutir antes das votações as questões que consideram mais importantes para o município, como o Plano e Orçamento.
A CDU reafirma, no entanto, a sua «posição de independência e autonomia em relação ao PS», disse a coordenadora concelhia Nazaré Rodrigues.
A CDU relembrou ainda que formalmente não tinha ainda sido efectuado o despacho que retirava os pelouros ao vereador José Catarino.
Os pelouros a seu cargo são os da Saúde, Defesa do Consumidor, Agricultura, Juventude e Actividades Cinegéticas.


Mais artigos de: Nacional

Aulas sem condições

A CDU de Torres Vedras criticou o facto de alunos do primeiro ciclo do concelho terem aulas em sedes de colectividades, considerando que estes espaços não garantem «condições pedagógicas mínimas».

Governo compromete <br>desenvolvimento do Alentejo

Os municípios abrangidos pelo Itinerário Principal 8 (IP8), que irá ligar Sines a Espanha, acusaram, na passada semana, o Governo de comprometer o desenvolvimento do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral ao adiar a construção do último troço de ligação à fronteira.

«Ataque ao Poder Local»

O Partido Ecologista «Os Verdes» considerou, sábado, que a nova Lei das Finanças Locais «viola a autonomia do Poder Local, num claro ataque à sua capacidade financeira e à coesão do território nacional».Esta foi uma das principais conclusões da reunião do Conselho Nacional de «Os Verdes» que decorreu em Braga, no mesmo...

Encerramento da Pediatria do Hospital

Numa altura em que está confirmado o encerramento da valência pediátrica do Hospital de Ovar para o final de Janeiro, a CDU, em nota de imprensa, manifestou o seu repúdio e toda a sua revolta perante esta medida que considera «profundamente lesiva dos interesses da população do concelho e que coloca o Hospital de Ovar...

Lutar em defesa da saúde

A população de Paialvo, concelho de Tomar, fruto da sua luta em defesa do direito à saúde, conseguiu conquistar uma pequena vitória: a manutenção do médico na extensão de saúde daquela freguesia.Convocados pela Junta, os habitantes da freguesia reuniu-se em plenário no dia 30 de Dezembro, onde decidiram mobilizar a...