Naufrágio da Nazaré

PCP propõe audição parlamentar

A comissão parlamentar de Defesa deve conduzir uma audição destinada a apurar responsabilidades sobre o recente naufrágio de um barco de pesca na Nazaré de que resultou a morte de seis pescadores. A proposta nesse sentido foi apresentada pelo Grupo Parlamentar do PCP, tendo merecido a concordância das restantes bancadas.
«Não queremos arremessar esta tragédia contra ninguém. Mas seis pescadores perderam a vida a 50 metros da praia depois de terem permanecido mais de três horas sem auxílio», afirmou o deputado comunista António Filipe, em declaração política proferida faz hoje oito dias no plenário da Assembleia da República.
O parlamentar do PCP, para quem esta situação é «inaceitável», propôs em nome da sua bancada que seja conferido à comissão parlamentar de Defesa um mandato para proceder a uma audição parlamentar que «apure de forma exaustiva o que falhou».
Do naufrágio da embarcação «Luz do Sameiro», recorde-se, resultou a morte de três dos seus sete tripulantes, permanecendo outros três desaparecidos.
«Devem ser ouvidos responsáveis pelo sistema de autoridade marítima, responsáveis dos pescadores e todas as entidades relacionadas com o sistema de busca e salvamento», defendeu António Filipe.
O deputado comunista do PCP considerou ainda que da audição deverá sair um relatório, a apresentar e votar em plenário, preconizando medidas a incrementar pelo Governo e Assembleia da República.
A proposta comunista foi acolhida de forma positiva por todas os quadrantes parlamentares, de quem partiram expressões de pesar e as condolências às famílias dos pescadores.


Mais artigos de: Assembleia da República

Conhecer e valorizar a luta antifascista

A Assembleia da República condena, «como contrário à Constituição, o desenvolvimento de propaganda fascista, assim como tentativas de desculpabilização e branqueamento dos crimes da ditadura e reabilitação dos seus principais responsáveis». Esta é uma das decisões que consta do projecto de resolução entregue esta semana...

Desenvolver e proteger, exige-se!

A reformulação da resolução do Conselho de Ministros que cria a chamada Estrutura de Missão para o Douro, retirando-lhe a sua natureza centralista e conferindo-lhe objectivos mais precisos e um mais claro suporte financeiro, constitui uma das medidas preconizadas pelo Grupo Parlamentar do PCP em projecto de resolução...