Itália reconta votos

Os votos brancos, nulos e os boletins rejeitados nas legislativas italianas de Abril passado para o Senado (câmara alta do Parlamento), vão ser recontados em sete das 20 circunscrições.
A decisão foi anunciada, dia 6, pela comissão do senado de verificação eleitoral, após a transmissão televisiva de um documentário, no final de Novembro, que reforçou as suspeitas de falsificação dos resultados por parte da coligação de Sílvio Berlusconi. Os dois jornalistas que conduziram a investigação acusam o anterior primeiro-ministro de ter recorrido a um programa informático para transformar a seu favor os votos brancos.
Enrico Deaglio e Beppe Cremagnani fundamentam a sua tese no facto de o número de boletins brancos ter baixado abruptamente entre as eleições de 2001 e as deste ano, passando de quase 1,7 milhões de votos brancos para cerca de 445 mil no conjunto do País.
Contudo, estes dados carecem de confirmação oficial, já que, ao contrário do que era habitual, o Ministério do Interior ainda não publicou os resultados definitivos do escrutínio.
Para já a recontagem dos brancos e nulos terá lugar nas regiões da Calabria, Campania, Lazio, Lombardia, Puglia, Sicília e Toscana, onde serão igualmente efectuadas amostras de controlo dos resultados obtidos pelas coligações de centro-direita e centro-esquerda. No caso de se detectarem discrepâncias com os resultados eleitorais anunciados, a verificação estender-se-á às restantes regiões do país.
Apesar de suspeito de fraude eleitoral, Sílvio Berlusconi mostrou-se agradado com a medida, mas exigiu a recontagem de todos os votos e não apenas dos brancos e nulos.


Mais artigos de: Europa

O mundo é dos pobres

Apenas dois por cento dos adultos de todo o mundo possuem mais de metade da riqueza global disponível, ao mesmo tempo que metade da humanidade é detentora de apenas um por cento deste património, revela um estudo das Nações Unidas divulgado, dia 5, em Helsínquia.

Sector ameaçado

Os ministros da União Europeia começaram a discutir, na segunda-feira, 11, a directiva adoptada em 18 de Outubro que prevê a liberalização total do mercado postal a partir de 2009.

Grande distribuição britânica<br>explora mulheres no Bangladesh

Uma organização internacional acusou as cadeias de supermercados britânicos Tesco e Asda (filial do grupo americano Wal-Mart) e a rede de lojas Primark de explorar escandalosamente mão-de-obra feminina em fábricas de vestuário no Bangladesh.Num relatório divulgado, dia 8, sob o título «Vítimas da Moda» (Fashion Victims),...

Borrel acusa UE de hipocrisia

O presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell, considerou que a Europa é «profundamente hipócrita» quanto à imigração clandestina». «Não haveria imigrantes ilegais se não houvesse trabalho ilegal», notou este socialista espanhol, dando o exemplo da Finlândia, onde, afirmou, «não há imigrantes ilegais, mas onde também...

20 anos perdidos

Faz 20 anos que Portugal aderiu à UE/CEE, participando no processo de integração capitalista europeia.Este processo não é neutro, a UE/CEE é um instrumento de classe, ao serviço das grandes potências e do grande capital europeu, representado pela UNICE e a ERT (mesa redonda dos industriais). Esta é uma construção do eixo...