Dias 5 e 6 de Dezembro

Jornadas Parlamentares do PCP

São já nos próximos dias 5 e 6, terça e quarta-feira, as Jornadas Parlamentares do PCP. Guarda foi a cidade escolhida para esta jornada de trabalho onde as questões da Saúde ocuparão o essencial da atenção dos deputados comunistas.
Sempre actual, a escolha da Saúde como tema principal ganha ainda maior relevância por coincidir com a campanha do PCP em curso sob o lema «A saúde é um direito não é um negócio».
Trata-se, sobretudo, como tem sido sublinhado pelo Grupo comunista, de trazer para primeiro plano o direito à Saúde, dando combate às taxas moderadoras, à diminuição das comparticipações e ao encerramento dos serviços.
«Pensamos que há uma desagregação do Serviço Nacional de Saúde que é preciso combater», justificou, a propósito, o líder parlamentar comunista Bernardino Soares, lembrando que o distrito da Guarda «é um dos mais afectados pelos encerramentos de serviços públicos na área da Saúde».
Do programa das Jornadas, além do debate e apresentação de iniciativas legislativas na área da Saúde, constam visitas na área do trabalho e na área do desenvolvimento agrícola.


Mais artigos de: Assembleia da República

A opção pelo modelo neoliberal

«Um retrocesso histórico e social que vai perpetuar a pobreza, a miséria e a exclusão social entre os mais idosos», assim classifica o PCP a contra-reforma da Segurança Social do Governo.

PS não condena ataque à liberdade

A maioria PS, lado a lado com o PSD e CDS/PP, inviabilizou, surpreendentemente, faz hoje oito dias, um voto de protesto contra a ilegalização da União de Jovens Comunistas da República Checa (KSM), juventude partidária com ligações ao Partido Comunista da Boémia e Morávia.

Governo copia PSD

«Um escândalo político», assim classificou o deputado comunista Agostinho Lopes a resposta a um requerimento seu sobre a Casa do Douro onde o Ministro da Agricultura reproduz, textualmente, a argumentação aduzida por um membro do anterior Governo PSD-CDS/PP.

Nota de imprensa <br>sobre a substituição de deputados

O Grupo Parlamentar do PCP, no quadro do seu normal e regular funcionamento, anunciou no dia 23 de Novembro a substituição de três deputados. Encarada como um natural processo de renovação, no contexto da sua exigente e qualificada intervenção, esta medida da bancada comunista foi objecto de uma nota de imprensa, divulgada por Bernardino Soares, líder parlamentar do PCP, cujo conteúdo transcrevemos na íntegra.

PCP exige esclarecimentos

O PCP solicitou a presença do Governo no Parlamento para que esclareça com urgência o plano que tem na manga visando a liquidação das Regiões de Turismo.