Regiões de Turismo na mira do Governo

PCP exige esclarecimentos

O PCP solicitou a presença do Governo no Parlamento para que esclareça com urgência o plano que tem na manga visando a liquidação das Regiões de Turismo.
«Trata-se de um verdadeiro "golpe de Estado" contra o turismo cuja gravidade exige um imediato esclarecimento do Governo perante a Assembleia da República», afirma o deputado comunista José Soeiro na carta onde formaliza o pedido da sua bancada a João Cravinho, presidente da comissão parlamentar de Economia.
Esta iniciativa do Grupo comunista foi tomada após ter chegado ao seu conhecimento a informação de que o Governo teria em preparação um decreto-lei com o objectivo de extinguir as Regiões de Turismo.
O que, a confirmar-se, representará um facto de extrema gravidade, na perspectiva do PCP, que não aceita que o Governo decida liquidar, «como se de um qualquer departamento governamental se tratasse», Regiões de Turismo que são órgãos «de inspiração e iniciativa intermunicipal», isto é, «uma emanação genuína da vontade livre e democrática do Poder Local».
«Com o decreto-lei em questão o Governo transforma de uma penada as Regiões de Turismo em "Agências Regionais de Turismo" que mais não seriam que estruturas desconcentradas da administração central, subalterniza autarquias pondo em causa a vontade livre e democrática das mesmas, altera o estatuto dos trabalhadores, propõe esquemas de atribuições e competências e de financiamento pautados pela total ausência de rigor, transparência e isenção, abrindo portas a esquemas de governação obscuros e passíveis do mais descarado e incontrolável compadrio político-partidário», sublinha o deputado do PCP, justificando assim a necessidade de sobre este assunto o Governo esclarecer o Parlamento.


Mais artigos de: Assembleia da República

A opção pelo modelo neoliberal

«Um retrocesso histórico e social que vai perpetuar a pobreza, a miséria e a exclusão social entre os mais idosos», assim classifica o PCP a contra-reforma da Segurança Social do Governo.

PS não condena ataque à liberdade

A maioria PS, lado a lado com o PSD e CDS/PP, inviabilizou, surpreendentemente, faz hoje oito dias, um voto de protesto contra a ilegalização da União de Jovens Comunistas da República Checa (KSM), juventude partidária com ligações ao Partido Comunista da Boémia e Morávia.

Governo copia PSD

«Um escândalo político», assim classificou o deputado comunista Agostinho Lopes a resposta a um requerimento seu sobre a Casa do Douro onde o Ministro da Agricultura reproduz, textualmente, a argumentação aduzida por um membro do anterior Governo PSD-CDS/PP.

Nota de imprensa <br>sobre a substituição de deputados

O Grupo Parlamentar do PCP, no quadro do seu normal e regular funcionamento, anunciou no dia 23 de Novembro a substituição de três deputados. Encarada como um natural processo de renovação, no contexto da sua exigente e qualificada intervenção, esta medida da bancada comunista foi objecto de uma nota de imprensa, divulgada por Bernardino Soares, líder parlamentar do PCP, cujo conteúdo transcrevemos na íntegra.

Jornadas Parlamentares do PCP

São já nos próximos dias 5 e 6, terça e quarta-feira, as Jornadas Parlamentares do PCP. Guarda foi a cidade escolhida para esta jornada de trabalho onde as questões da Saúde ocuparão o essencial da atenção dos deputados comunistas.