Funchal

CDU exige uma nova política

O município funchalense prepara-se para iniciar a fase de revisão do actual Plano Director Municipal (PDM), que data de 1997. Entretanto, a CDU, que nas últimas eleições autárquicas elegeu, pela primeira vez, um vereador à Câmara Municipal do Funchal, pretende ser um interveniente activo nesta etapa de construção da cidade e do concelho do Funchal.
Partindo por base deste pressuposto, decorreu nos passados dias 20 e 21 de Outubro uma jornada de debate, reflexão e estudo sob o lema «Por uma política para as cidades», que contou com a participação de Lino Paulo, especialista em questões de ordenamento do território, e que, durante vários anos, foi vereador na Câmara Municipal de Sintra.
A primeira sessão de trabalhos constou de um debate que decorreu no Gabinete Autárquico da CDU, espaço de trabalho dos eleitos do Poder Local e que se pretende aberto aos munícipes como local de contacto directo e de auscultação das populações. Nesta sessão aberta, moderada pelo vereador da CDU, Artur Andrade, e com intervenção de Lino Paulo, participaram muitos militantes do PCP e amigos, bem como outros cidadãos, que abordaram variados temas e situações relacionadas com as políticas de construção da cidade.
Na sessão de 21 de Outubro, com a participação de um grupo de militantes comunistas constituído, essencialmente, por eleitos locais e/ou com responsabilidades de direcção de organizações concelhias, aprofundou-se a discussão à volta dos Planos Directores Municipais, apontando-se diversas falhas bem patentes, principalmente no PDM do Funchal, e aprofundando o debate, recolhendo informação técnica e lançando algumas directivas para a intervenção futura sobre esta matéria de importância vital para o futuro da capital madeirense.


Mais artigos de: Nacional

Aprovado estudo urbanístico no Seixal

A Câmara do Seixal aprovou um estudo que prevê a construção de 1500 fogos de habitação, escritórios, comércio e equipamentos de lazer numa área industrial devoluta superior a cem hectares da antiga siderurgia nacional de Paio Pires.

Brigadas internacionais fazem 70 anos

Corria o ano de 1936 e em Portugal construía-se o edifício fascista. Na vizinha Espanha, uma sublevação militar fascista atacava a jovem República espanhola. Começava a Guerra Civil. Em Outubro desse ano, enquanto que em Portugal abria o Campo de Concentração do Tarrafal, a Espanha chegavam combatentes de todo o mundo,...

Encontro de associações de utentes

Realiza-se no próximo sábado, dia 4, no Cine-Teatro S. João, no Entroncamento, o 6.º Encontro Nacional de Associações e Comissões de Utentes dos Serviços Públicos.Nos trabalhos, que decorrerão entre as 10 e as 18 horas, está prevista a participação de centenas de membros e dirigentes de associações e comissões de...