República Checa

Demissão relâmpago

Após 38 dias de tomar posse, o governo do primeiro-ministro Mirek Topolanek (direita) apresentou a demissão, no dia 11, ao ver rejeitado o voto de confiança do parlamento checo.
Desde as eleições realizadas em Junho, o país entrou num impasse político devido à igualdade numérica de deputados entre as bancadas à esquerda e à direita, ambas com uma centena de lugares.
O presidente Vaclav Klaus iniciou de imediato as negociações com representantes dos cinco partidos com assento parlamentar, com vista a encontrar um compromisso que lhe permita nomear um novo primeiro-ministro logo a seguir às eleições municipais e para o senado que deverão estar concluídas no próximo dia 29.
Apesar de derrotado pelo parlamento, Mirek Topolanek, o líder do partido Cívico Democrático (ODS), solicitou uma segunda oportunidade para formar uma equipa governativa, defendendo ao mesmo tempo a convocação de eleições antecipadas para a próxima Primavera.
Por seu turno, o antigo primeiro-ministro social-democrata, Jiri Paroubek, reclama igualmente a possibilidade de constituir governo, alegando que a sua equipa obteria o necessário apoio do Parlamento. Para tanto, os sociais-democratas fazem contas aos deputados comunistas e piscam o olho aos verdes ou a algum trânsfuga da democracia cristã ou da direita. Contudo, estes últimos já declararam que chumbarão um executivo apoiado pelos comunistas.
A convocação de novas eleições foi entretanto admitida pelo presidente Vaclav Klaus como «a forma mais rápida de resolver» a crise. Até lá poderá ser constituído um governo de iniciativa presidencial, solução prevista na Constituição no caso de o parlamento recusar consecutivamente três governos.


Mais artigos de: Europa

Um conflito político

Os deputados do Parlamento Europeu irão discutir na sessão da próxima semana uma resolução que apoia o processo iniciado no País Basco e reconhece o carácter político do conflito.

Salvar as pescas

O relatório do deputado do PCP Pedro Guerreiro sobre a situação económica no sector das pescas, aprovado pelo Parlamento Europeu, propõe um conjunto de medidas concretas e extraordinárias para combater a crise nas pescas.

Acordo possível

Uma primeira ronda de conversações com os partidos da Irlanda do Norte terminou, na sexta-feira, 13, com um princípio de acordo entre que poderá permitir a restauração das instituições suspensas desde Outubro de 2002.No encontro, para além do presidente do Sinn Fein, Gerry Adams, e do representante do Partido Democrático...

General britânico defende retirada

O chefe de Estado-Maior britânico surpreendeu tudo e todos ao defender a rápida retirada das tropas britânicas do território do Iraque. Segundo afirmou, a insegurança que se vive em todo o mundo está ligada à ocupação daquele país.Numa entrevista publicada na sexta-feira, 13, no diário conservador, Daily Mail, o general...

Direita à frente nas municipais

O partido conservador Nova Democracia (ND), no poder, conquistou o município de Atenas e 28 das 54 prefeituras em disputa na primeira volta das eleições municipais e regionais realizadas no domingo, 15, na Grécia.Os socialistas do PASOK venceram em 19 círculos regionais, dois dos quais em coligação com outras formações...

Algumas interrogações

Nesta recta final de 2006, em que se agudiza a luta de classes em Portugal, como o demonstrou bem a manifestação de cerca de 100 mil pessoas nas ruas de Lisboa, no passado dia 12 de Outubro, mas que também se faz sentir em diversos países da União Europeia, crescem as interrogações sobre a evolução social e política, a...