PE apoia medidas extraordinárias

Salvar as pescas

O relatório do deputado do PCP Pedro Guerreiro sobre a situação económica no sector das pescas, aprovado pelo Parlamento Europeu, propõe um conjunto de medidas concretas e extraordinárias para combater a crise nas pescas.
Entre outras medidas formuladas no relatório do deputado do PCP destacam-se a criação de um fundo de garantia, comparticipado ao nível comunitário, que assegure a estabilidade do preço dos combustíveis e a concessão de uma indemnização compensatória transitória às empresas de pesca afectadas.
O documento recorda que, nos últimos dez anos, o sector das pescas sofreu uma redução de 35 por cento dos postos de trabalho, de 20 por cento das embarcações e de 28 por cento das capturas na União Europeia. A escalada de preços dos combustíveis veio agravar ainda mais a situação no sector, pondo a sua viabilidade económica.
O resultado é que a UE já importa mais de 40 por cento do seu consumo de produtos de pesca e o défice da balança comercial de produtos da pesca com países terceiros tem vindo a aumentar progressivamente nos últimos anos.
O relatório aprovado critica as propostas da Comissão Europeia, considerando-as «insuficientes» e algumas delas mesmo «inadequadas» face à dimensão e à gravidade das dificuldades do sector, e deplora a política de promoção do abate e cessação definitiva de actividade de embarcações.
Entre as medidas propostas no relatório de Pedro Guerreiro, apenas foi rejeitada a criação de um sistema de seguro público, garantido a nível nacional e comunitário, devido à pressão dos deputados dos países ditos «contribuintes líquidos» para o orçamento comunitário nomeadamente a Alemanha.

Propostas para o sector

As medidas aprovadas, as quais que cabe agora à comissão e aos estados-membros levar à prática, prevêem a necessidade de o Fundo Europeu para as Pescas continuar a conceder ajudas à renovação e à modernização das frotas de pesca; a criação de um programa comunitário de apoio à pequena pesca costeira e à pesca artesanal; o envolvimento dos pescadores na transformação e comercialização dos produtos; a revisão da respectiva Organização Comum de Mercado (OCM); a promoção da comercialização de produtos transformados; o aumento dos recursos para o Fundo Europeu das Pescas (FEP) no quadro financeiro 2007-2013; criação de apoios aos grupos de pescadores e as organizações profissionais dispostas a partilhar a responsabilidade pela aplicação da Política Comum de Pescas.
Intervindo no Plenário, Pedro Guerreiro congratulou-se com a aprovação em plenário das principais propostas do relatório, documento que tinha sido aprovado por unanimidade em Comissão de Pescas. O deputado salientou que se trata de propostas há muito apresentadas pelos representantes do sector para fazer face à crise económica e social.


Mais artigos de: Europa

Um conflito político

Os deputados do Parlamento Europeu irão discutir na sessão da próxima semana uma resolução que apoia o processo iniciado no País Basco e reconhece o carácter político do conflito.

Acordo possível

Uma primeira ronda de conversações com os partidos da Irlanda do Norte terminou, na sexta-feira, 13, com um princípio de acordo entre que poderá permitir a restauração das instituições suspensas desde Outubro de 2002.No encontro, para além do presidente do Sinn Fein, Gerry Adams, e do representante do Partido Democrático...

General britânico defende retirada

O chefe de Estado-Maior britânico surpreendeu tudo e todos ao defender a rápida retirada das tropas britânicas do território do Iraque. Segundo afirmou, a insegurança que se vive em todo o mundo está ligada à ocupação daquele país.Numa entrevista publicada na sexta-feira, 13, no diário conservador, Daily Mail, o general...

Demissão relâmpago

Após 38 dias de tomar posse, o governo do primeiro-ministro Mirek Topolanek (direita) apresentou a demissão, no dia 11, ao ver rejeitado o voto de confiança do parlamento checo.Desde as eleições realizadas em Junho, o país entrou num impasse político devido à igualdade numérica de deputados entre as bancadas à esquerda e...

Direita à frente nas municipais

O partido conservador Nova Democracia (ND), no poder, conquistou o município de Atenas e 28 das 54 prefeituras em disputa na primeira volta das eleições municipais e regionais realizadas no domingo, 15, na Grécia.Os socialistas do PASOK venceram em 19 círculos regionais, dois dos quais em coligação com outras formações...

Algumas interrogações

Nesta recta final de 2006, em que se agudiza a luta de classes em Portugal, como o demonstrou bem a manifestação de cerca de 100 mil pessoas nas ruas de Lisboa, no passado dia 12 de Outubro, mas que também se faz sentir em diversos países da União Europeia, crescem as interrogações sobre a evolução social e política, a...