Solidariedade com Cuba
A JCP promoveu no passado dia 23 um café concerto de solidariedade com o povo e a Revolução Cubana. A voz quente do trovador Eduardo Sosa e conhecidas canções cubanas deram melodia à solidariedade que unia as muitas dezenas de pessoas presentes. Em panfletos espalhados nas mesas lembrava-se o atentado à embaixada cubana em Portugal a seguir ao 25 de Abril, que matou dois funcionários diplomáticos, e os cinco cubanos presos nos Estados Unidos. O cantor não se esqueceu de agradecer a solidariedade dos comunistas portugueses. E, interpretando Silvio Rodriguez, ofereceu mais uma canção: «Te doy una canción con mis dós manos, como un libro, una palabra, una guerrilla, como doy el amo».
O fecho da Escola D. João de Castro, em Lisboa, continua a ser contestado pela comunidade de Alcântara. A Assembleia Municipal juntou-se aos protestos.
A JCP assinalou o Dia Internacional da Paz, comemorado a 21 de Setembro, com acções em todo o País. A organização destaca que a paz será o resultado da luta dos povos.
A Residência de Estudantes Maria Beatriz – que pertence aos nos Serviços de Acção Social (SAS) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) – está a alugar quartos individuais, em vez de os distribuir aos alunos carenciados.Segundo os bolseiros residentes na residência, de um total de 180 quartos disponíveis, cada vez são...
O pagamento das bolsas de estudo continuam atrasadas no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Pescas (INIAP). De acordo com a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), o número exacto de investigadores com bolsa em atraso é incerto.
«Nem fábrica de precários nem escola de elites. Bolonha não», lia-se numa das faixas que os estudantes da Universidade de Coimbra colocaram junto à Porta Férrea da instituição, numa concentração contra a aplicação do Processo de Bolonha, na quarta-feira da semana passada.O protesto – aprovado no início da semana pela...