Festa da Alegria

Diversidade e qualidade

A realização da 14.ª Festa da Alegria, a 26 e 27 de Julho, constitui um enorme desafio para todas as organizações e militantes da Organização Regional de Braga, tendo em conta a menor disponibilidade de meios financeiros e humanos e as grandes exigências de trabalho que hoje se colocam.

A Festa é um espaço de intervenção política, convívio e alegria

A decisão de realizar a Festa, após três anos de interregno, foi assumida na última Assembleia da Organização Regional de Braga do PCP, respondendo a um compromisso tomado na última festa, que tem por objectivo afirmar o PCP de maneira «forte e vigorosa» na região.
De facto, a Festa da Alegria - possível graças ao empenhamento e dedicação dos militantes e apoio fiel dos simpatizantes do PCP, tem marcado, ao longo das suas edições, a sua vida política e cultural.
Hoje, já com o programa praticamente concluído, é fácil perceber que a Festa vai manter-se um espaço privilegiado de intervenção política, convívio fraterno e alegria. Isto, apesar de este ano ela decorrer em dois dias e não em três, como tem sido habitual. Os responsáveis pela Festa da Alegria garantem que este facto não a vai prejudicar em nada, na medida em que obedece ao critério de um melhor aproveitamento do tempo, agora preenchido com espectáculos, poesia, teatro, desporto e... naturalmente, debates sobre as principais questões da actualidade política e social.
Tudo por apenas 10 euros para a entrada permanente (EP) e 6 euros para o ingresso de um só dia. Um preço que tem em conta o aumento do custo de vida e as suas consequências na carteira dos portugueses.

Organizações marcam presença

A Festa terá não apenas vários e pequenos espaços de animação, mas ainda dois palcos, um associado ao espaço da juventude, outro onde será feito o apuramento da «Revelação de Novos Valores» para a Festa do Avante.
Como já foi noticiado, está ainda garantida a participação das Organizações Regionais do PCP de todo o País, inclusive das Ilhas da Madeira e Açores, o que torna a Festa uma das amostras mais significativas da diversidade nacional, designadamente ao nível da gastronomia.
Haverá ainda quatro exposições: sobre a água; o centenário do nascimento de Bento Gonçalves; a conquista da jornada de 8 horas de trabalho dos trabalhadores agrícolas do Sul; e a recente luta pelas 40 horas semanais no Vale do Ave.
A JCP, por seu lado, pretendendo contrariar os retrocessos que se verificam ao nível dos direitos dos jovens, vai promover uma mostra de pintura na Festa da Alegria - «Pintemos pelos Direitos» - a que os jovens irão dar corpo segundo o critério de cada um, quer nas áreas a tratar, quer nos materiais a utilizar.
Um comício, com a participação do secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, completará um programa que desde já de novo fará garantir a Festa da Alegria como o maior evento político e cultural da região.


Mais artigos de: PCP

Lutar por um avanço

O PCP não esqueceu a passagem do quinto ano sobre o referendo do aborto, comemorado no dia 28, através de iniciativas em Lisboa e no Porto.

Injusta e inadequada

«Injusta e desadequada» é como o PCP/Açores classifica a recusa do Concelho de Ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia em aceitar a proposta portuguesa, elaborada pelo Governo Regional dos Açores, de transformar a franquia das 73 mil toneladas de leite em quota efectiva, acrescida de 4% ao ano. Porém, a...

Contra o desemprego!

Um comício no Barreiro encerrou, na passada sexta-feira, 27, a campanha do PCP no concelho contra o desemprego.A iniciativa, que foi antecedida de um momento musical, a cargo de Cláudia Antunes e Paulo Cavaco, contou com a participação de Francisco Lopes, membro da Comissão Política do PCP, e foi iniciada e presidida por...

Uma nova casa do Partido

Carlos Carvalhas juntou-se, no domingo, a centenas de militantes e amigos do Partido que participaram na reabertura do Centro de Trabalho de Alcochete. Com as iniciativas de domingo, culmina um intenso esforço da organização local do Partido no sentido de restaurar o CT, localizado no centro histórico da vila, que se...

Responder à grave situação

«Numa terra de mar, para traçar o rumo» foi o lema escolhido para a 5.ª Assembleia de Organização Concelhia de Matosinhos, reflectindo sobretudo o objectivo de debater e acertar a orientação do Partido para aquele concelho, nos próximos anos.A discussão colocou o acento nas questões de organização própria do Partido, na...

Encontro com a CNOD

O PCP recebeu, no passado dia 26, uma delegação da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes. A delegação do PCP era constituída pelo secretário-geral, Carlos Carvalhas, e por Domingos Abrantes, membro do Secretariado e da Comissão Política.

Todos fazem falta

A Festa não seria o maior acontecimento político-cultural em Portugal se não fosse o empenho e dedicação de todos os que aparecem para garantir o seu sucesso. Por todo o país, em todos os centros de trabalho, muitos milhares de camaradas e amigos vão dando o seu contributo. Cada um ajuda como pode, já que o que interessa é que todos participem de forma a garantir o sucesso de mais uma edição da grande Festa do PCP.

Comunicado do Comité Central do PCP

O Comité Central do Partido Comunista Português, reunido a 27 de Junho de 2003, procedeu à análise da situação política e social nacional, às implicações do desenvolvimento e aprofundamento do processo de integração política europeia e ao reforço da intervenção da organização e da iniciativa política do Partido.