«Se nos quiserem fechar a Festa, nós lutamos!»

A ameaça da Lei de Financiamento

Os ataques à Festa do Avante!, nomeadamente através da Lei de Financiamento dos Partidos, preocupam os jovens comunistas, mas encaram o futuro com confiança. «Se nos quiserem fechar a Festa, nós lutamos e faremos tudo por tudo para continuar com a Festa», afirma Daniel Azevedo. Ricardo Guerra lembra que «todos os anos há qualquer coisa para tentar acabar com a Festa. Podem vir as leis todas, não conseguem. É uma iniciativa de massas.» Gonçalo Ventura defende que «esta lei visa exclusivamente o PCP e a Festa. Era importante explicar isso aos visitantes. A Festa, pela dimensão que tem, incomoda muita gente.»
«Somos o pior inimigo do sistema e a Festa do Avante! chega a muita gente. Lá conseguimos divulgar a nossa mensagem e o nosso trabalho. Acabar com a Festa é um grande passo para acabar com o PCP», explica Daniel Azevedo, acrescentando que «a Festa não há-de acabar por muito que façam por isso». «Havemos sempre de fazer esta Festa, porque os estudantes e os trabalhadores portugueses necessitam deste Partido», garante Gonçalo Ventura.


Mais artigos de: Em Foco

A alma da Festa do Avante!

A JCP é fundamental na construção, no funcionamento e no sucesso da Festa do Avante!. Há quem diga que os jovens comunistas são a alma da Quinta da Atalaia, com o seu trabalho em todo o terreno e o seu espírito descontraído e combativo. Daniel Azevedo, Ricardo Guerra e Gonçalo Ventura falam da participação da JCP na última Festa, satisfeitos com a edição deste ano e aguardando pela próxima.

Dar a conhecer a nova música portuguesa

O Palco Novos Valores da Cidade da Juventude transformou-se numa mostra da melhor música que se cria pelos jovens portugueses. Por isso conquistou um público fiel. Muitas pessoas vão ali para ouvir as novas sonoridades. Como explica Gonçalo Ventura, membro do grupo de trabalho do Palco Novos Valores, «sendo o maior concurso nacional de bandas, é normal que haja bandas que em breve estarão a tocar em grandes palcos» e dá o exemplo de grupos como Linda Martini e Yellow W Van.